No âmbito do
concurso “Marcadores de livros”, proposto pelas bibliotecas do agrupamento D.
Maria II e destinado a alunos de 2º e 3º ciclos, está patente uma exposição que
reúne os marcadores elaborados pelos alunos da escola sede. Ainda não são
conhecidos os vencedores mas a seleção será difícil, uma vez que existem
trabalhos muito bonitos….
Encontro com o autor Leonel Vieira e o ilustrador Alexandre Reis
No Dia do livro e dos direitos de
autor estiveram na biblioteca da escola sede os autores, Leonel Vieira e
Alexandre Reis para apresentarem a sua mais recente obra - “Quando as estrelas se transformam em
números”. O encontro com os autores foi dirigido a todos os alunos de 5º ano.
Formação com o Professor António Vilas-Boas
Foi com grande
interesse que, no dia 12 deste mês, os professores de Português do nosso
agrupamento participaram numa acção de formação, realizada na Biblioteca da
escola sede, sob a orientação do Dr. António Vilas–Boas, onde este, entusiasticamente,
abordou aspetos relacionados com a sintaxe, partilhando algumas estratégias
concebidas pelo próprio, com vista a
facilitar a apreensão dos mesmos por parte dos alunos. Este foi, sem dúvida, um
momento extremamente proveitoso para os presentes, tendo em conta que lhes irá,
certamente, permitir ser mais eficientes na leccionação de conhecimentos
naquela área.
Exposição "Personagens da BD"
Para acompanhar a feira de banda desenhada, a equipa da
biblioteca decidiu fazer uma pequena exposição dos heróis dos livros de banda
desenhada existentes na biblioteca.
Das personagens principais que dão vida a alguns destes
livros, decidimos selecionar Asterix, Lucky Luke, Mafalda, Tintim, Corto
Maltese e Garfield, e dar a conhecer as suas datas de nascimento, os nomes dos
seus criadores e algumas das características que os tornaram tão populares.
Encontro com o autor ... Hugo Teixeira
No dia 9 deste mês, os alunos das turmas 6ºB, 6ºC, 7ºA,
7ºC e 7º D tiveram o prazer de conhecer o autor de Banda Desenhada Hugo
Teixeira. O autor divulgou a sua mais recente publicação “Mahou – na Origem da
Magia” e, a partir dela, explicou o processo de elaboração de uma banda
desenhada. Começou por nos falar da importância do argumento e como dele surgem
os primeiros esboços, mostrou-nos algumas das suas pranchetas e como elas
ganharam cor e textura. Partilhou, ainda, connosco algumas das ferramentas e
recursos usados nas BD que ilustrou, deixando-nos surpreendidos.
Ficámos a saber, também, que dentro de pouco tempo será lançado o segundo “Mahou”.
Hugo Teixeira tem um blogue que permitirá, aos
interessados, acompanhar o seu trabalho (clicar aqui). Para saber um
pouco mais, adicionamos também a sua biobibliografia, de autoria de Geraldes
Lino, disponível no blogue Divulgando Banda Desenhada.
Melhores requisitantes - 2º Período
Os Melhores requisitantes na EB 2,3 D. Maria II – 2º Período
1º Lugar – Diana Mereira (6ºE)
2º Lugar – Rafaela Abreu (5ºA)
3º Lugar - Bárbara Branco (6ºA)
Os livros mais lidos na biblioteca desta
escola
1º - Os Lusíadas em prosa
2º - Diário de um banana nº3
3º - Diário de um banana nº1
As coleções mais procuradas nas
estantes
1º - Diário de um banana
2º - Geronimo Stilton
3º - 7 irmãos
Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 1º ciclo
A Biblioteca escolar da escola sede recebeu, no dia 14, os
alunos do 1º ciclo, representantes de cada escola, para a final do concurso “O
Melhor Leitor de Poesia”.
A biblioteca encheu-se de crianças, pais e professores e,
após a chegada do último tripulante, o navio apitou e fomos por esse mar fora…
Durante a viagem pudemos ouvir lindos poemas, uns de autores conhecidos e
outros que se deram a conhecer na viagem. De volta ao cais, o júri teve de
selecionar os melhores leitores de poesia. Não foi tarefa fácil, uma vez que
todos mostraram saber levar o barco a bom porto.
No entanto, aqui fica a lista daqueles que mais se
destacaram.
Categoria “Letra Grande”
1º Prémio
Carlota Sá (4º ano – EB1 de Carvalho)
Ana João Abel (4º ano – EB1 de Gavião)
Menção Honrosa
Maria Inês Carneiro (4º ano – EB1 de
Mões)
Beatriz Vale (4º ano de EB1 de Cruz)
Beatriz Vale (4º ano de EB1 de Cruz)
Categoria “Letra Pequena”
1º Prémio
Mariana Pinheiro (2º ano – EB1 de Requião)
Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 2º e 3º ciclos
No dia 12 de março decorreu o Concurso “O Melhor Leitor
de Poesia”, para os alunos de 2º e 3º ciclos. Mais uma vez, júri e plateia foram
surpreendidos pelos candidatos que trouxeram até à biblioteca um forte aroma a
maresia e muitos salpicos de palavras à medida que os poemas davam à costa.
O concurso decorreu durante o dia e, como já vem sendo
hábito, foi muito difícil a seleção.
Aqui fica a lista de vencedores.
Categoria “Palavra”
5º Ano
1º Prémio
Vítor Miguel Sá (5ºD)
Menção Honrosa
Tomás Pinheiro Gomes (5ºA)
André Firmino Barbosa (5ºC)
Íris Silva (5ºD)
Gabriela Ribeiro (5ºD)
Bruna Moreira (5ºD)
6º Ano
1º Prémio
Bárbara Freitas (6ºD)
Daniela Faria (6ºD)
Menção Honrosa
Ana Beatriz Carvalho (6ºD)
Filipa Moreira (6ºC)
Categoria "Frase"
7º Ano
Menção Honrosa
Jéssica Ribeiro (7ºA)
Joana Coutinho (7ºC)
8º Ano
1º Prémio
Margarida Silva (8ºD)
9º Ano
1º Prémio
Joana Barros (9ºB)
Menção Honrosa
Laura Lima (9ºB)
Juliana Pereira (9ºA)
Sofia Machado (9ºA)
Vera Oliveira (9ºA)
Hora de V.O.A.R.
A Hora de V.O.A.R. é uma atividade que
pretende levar os utilizadores a Ver, Ouvir, Apreciar e Relaxar a partir da
visualização de um vídeo.
Para a Semana da Leitura, selecionamos
três vídeos baseados em três obras (de três autores premiados) existentes nas nossas estantes.
Procuramos navegar entre as letras e
os desenhos, os livros e a animação, entre o mundo infanto-juvenil e o mundo
dos adultos.
O autor foi galardoado com o Prix Bretano, o Prix de Mónaco (pela totalidade da sua obra) e a Légion d'Honneur.
A curta-metragem venceu o Óscar de Melhor Animação de 1988.
“A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago.
O autor recebeu vários prémios e em 1998 foi Nobel de
Literatura. O livro é recomendado pelo Serviço de Apoio à Leitura do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.
A curta-metragem ganhou o prêmio no Anchorage Internacional Film Festival.
“A Invenção de Hugo Cabret”, de Brian
Selznick
O autor foi premiado com o The New York Times-Best
Illustrated e com este livro obteve a medalha
Caldecott.O filme, de Martin Scorsese, obteve vários prémios em 2012.
Famalicão a Ler
A 7 de março realizou-se, a nível concelhio, a atividade
“Famalicão a Ler”.
Embarcando nesta iniciativa, a partir das 10 horas, o
nosso agrupamento deu voz aos mais diversos autores, permitindo um momento de
leitura em cada aula. Esperemos que, para alguns dos nossos alunos, este tenha
sido o despertar do desejo de conhecer um autor e mergulhar na sua obra ou,
simplesmente, de tentar descobrir o prazer de ler.
Exposição Entrelinhas
Na biblioteca escolar da EB 2,3 D. Maria II estão
expostas algumas das caricaturas que compõem a exposição Entrelinhas, que gentilmente
nos foi emprestada pela Casa de Camilo, Museu-Centro de Estudos.
Durante a Semana da Leitura os utilizadores poderão
conhecer a forma como António Antunes desenhou Sofia de Mello Andresen, Camilo
Castelo Branco, Eça de Queirós, Agustina Bessa Luís, José Saramago, Miguel
Torga, entre outros.
Para acompanhar a exposição foram selecionadas algumas obras
dos autores caricaturados que poderão ser consultadas e requisitadas.
Era uma vez...
A atividade “Era uma vez…” , realizada no âmbito da
Semana da Leitura, é dirigida a crianças do Agrupamento em idade pré-escolar e
realizada em articulação com alguns jardins-de-infância. Este ano, contámos com
a presença das crianças dos JI de Brufe, Lemenhe e Mouquim. Cada um dos grupos
apresentou aos restantes uma história trabalhada na sala.
Iniciamos a sessão
com um poema trazido pelas crianças de Mouquim… e descobrimos que existem
diferentes maneiras de lermos um texto.
De seguida, foi feita a leitura do livro “Os ovos
misteriosos”, pelas crianças de Lemenhe, e ficámos a saber que dos ovos podem
nascer animais que voam, rastejam ou nadam…. Foi uma descoberta maravilhosa!!
Foi então a vez de lermos uma lengalenga trazida pelas
crianças de Brufe. Afixados dois enormes painéis com letras e pictogramas, começamos
a ler o que lá estava. Não foi nada difícil.
No fim da sessão ainda remámos, ora depressa, ora devagar,
para atracarmos junto a um pequeno porto cheio de barquinhos que transportavam
uma doce surpresa.
E para não nos esquecermos de ler nesse mar de palavras, todos
levaram um barco consigo. Naveguem bem, amiguinhos!!
Dia internacional da Proteção Civil
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da
Proteção Civil (que se celebra a 1 de Março), o Clube de Proteção Civil da E.B.
2,3 D. Maria II, proporcionou à comunidade escolar, no dia 4 de março, uma
sessão informativa sobre o Número Europeu de Emergência - 112, através dos
representantes da Proteção Civil Concelhia, Sr. Aires Barroso e Dra. Vânia
Marçal em colaboração com os Bombeiros Voluntários Famalicenses.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





