Melhores requisitantes - 2º Período
Os Melhores requisitantes na EB 2,3 D. Maria II – 2º Período
1º Lugar – Diana Mereira (6ºE)
2º Lugar – Rafaela Abreu (5ºA)
3º Lugar - Bárbara Branco (6ºA)
Os livros mais lidos na biblioteca desta
escola
1º - Os Lusíadas em prosa
2º - Diário de um banana nº3
3º - Diário de um banana nº1
As coleções mais procuradas nas
estantes
1º - Diário de um banana
2º - Geronimo Stilton
3º - 7 irmãos
Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 1º ciclo
A Biblioteca escolar da escola sede recebeu, no dia 14, os
alunos do 1º ciclo, representantes de cada escola, para a final do concurso “O
Melhor Leitor de Poesia”.
A biblioteca encheu-se de crianças, pais e professores e,
após a chegada do último tripulante, o navio apitou e fomos por esse mar fora…
Durante a viagem pudemos ouvir lindos poemas, uns de autores conhecidos e
outros que se deram a conhecer na viagem. De volta ao cais, o júri teve de
selecionar os melhores leitores de poesia. Não foi tarefa fácil, uma vez que
todos mostraram saber levar o barco a bom porto.
No entanto, aqui fica a lista daqueles que mais se
destacaram.
Categoria “Letra Grande”
1º Prémio
Carlota Sá (4º ano – EB1 de Carvalho)
Ana João Abel (4º ano – EB1 de Gavião)
Menção Honrosa
Maria Inês Carneiro (4º ano – EB1 de
Mões)
Beatriz Vale (4º ano de EB1 de Cruz)
Beatriz Vale (4º ano de EB1 de Cruz)
Categoria “Letra Pequena”
1º Prémio
Mariana Pinheiro (2º ano – EB1 de Requião)
Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 2º e 3º ciclos
No dia 12 de março decorreu o Concurso “O Melhor Leitor
de Poesia”, para os alunos de 2º e 3º ciclos. Mais uma vez, júri e plateia foram
surpreendidos pelos candidatos que trouxeram até à biblioteca um forte aroma a
maresia e muitos salpicos de palavras à medida que os poemas davam à costa.
O concurso decorreu durante o dia e, como já vem sendo
hábito, foi muito difícil a seleção.
Aqui fica a lista de vencedores.
Categoria “Palavra”
5º Ano
1º Prémio
Vítor Miguel Sá (5ºD)
Menção Honrosa
Tomás Pinheiro Gomes (5ºA)
André Firmino Barbosa (5ºC)
Íris Silva (5ºD)
Gabriela Ribeiro (5ºD)
Bruna Moreira (5ºD)
6º Ano
1º Prémio
Bárbara Freitas (6ºD)
Daniela Faria (6ºD)
Menção Honrosa
Ana Beatriz Carvalho (6ºD)
Filipa Moreira (6ºC)
Categoria "Frase"
7º Ano
Menção Honrosa
Jéssica Ribeiro (7ºA)
Joana Coutinho (7ºC)
8º Ano
1º Prémio
Margarida Silva (8ºD)
9º Ano
1º Prémio
Joana Barros (9ºB)
Menção Honrosa
Laura Lima (9ºB)
Juliana Pereira (9ºA)
Sofia Machado (9ºA)
Vera Oliveira (9ºA)
Hora de V.O.A.R.
A Hora de V.O.A.R. é uma atividade que
pretende levar os utilizadores a Ver, Ouvir, Apreciar e Relaxar a partir da
visualização de um vídeo.
Para a Semana da Leitura, selecionamos
três vídeos baseados em três obras (de três autores premiados) existentes nas nossas estantes.
Procuramos navegar entre as letras e
os desenhos, os livros e a animação, entre o mundo infanto-juvenil e o mundo
dos adultos.
O autor foi galardoado com o Prix Bretano, o Prix de Mónaco (pela totalidade da sua obra) e a Légion d'Honneur.
A curta-metragem venceu o Óscar de Melhor Animação de 1988.
“A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago.
O autor recebeu vários prémios e em 1998 foi Nobel de
Literatura. O livro é recomendado pelo Serviço de Apoio à Leitura do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.
A curta-metragem ganhou o prêmio no Anchorage Internacional Film Festival.
“A Invenção de Hugo Cabret”, de Brian
Selznick
O autor foi premiado com o The New York Times-Best
Illustrated e com este livro obteve a medalha
Caldecott.O filme, de Martin Scorsese, obteve vários prémios em 2012.
Famalicão a Ler
A 7 de março realizou-se, a nível concelhio, a atividade
“Famalicão a Ler”.
Embarcando nesta iniciativa, a partir das 10 horas, o
nosso agrupamento deu voz aos mais diversos autores, permitindo um momento de
leitura em cada aula. Esperemos que, para alguns dos nossos alunos, este tenha
sido o despertar do desejo de conhecer um autor e mergulhar na sua obra ou,
simplesmente, de tentar descobrir o prazer de ler.
Exposição Entrelinhas
Na biblioteca escolar da EB 2,3 D. Maria II estão
expostas algumas das caricaturas que compõem a exposição Entrelinhas, que gentilmente
nos foi emprestada pela Casa de Camilo, Museu-Centro de Estudos.
Durante a Semana da Leitura os utilizadores poderão
conhecer a forma como António Antunes desenhou Sofia de Mello Andresen, Camilo
Castelo Branco, Eça de Queirós, Agustina Bessa Luís, José Saramago, Miguel
Torga, entre outros.
Para acompanhar a exposição foram selecionadas algumas obras
dos autores caricaturados que poderão ser consultadas e requisitadas.
Era uma vez...
A atividade “Era uma vez…” , realizada no âmbito da
Semana da Leitura, é dirigida a crianças do Agrupamento em idade pré-escolar e
realizada em articulação com alguns jardins-de-infância. Este ano, contámos com
a presença das crianças dos JI de Brufe, Lemenhe e Mouquim. Cada um dos grupos
apresentou aos restantes uma história trabalhada na sala.
Iniciamos a sessão
com um poema trazido pelas crianças de Mouquim… e descobrimos que existem
diferentes maneiras de lermos um texto.
De seguida, foi feita a leitura do livro “Os ovos
misteriosos”, pelas crianças de Lemenhe, e ficámos a saber que dos ovos podem
nascer animais que voam, rastejam ou nadam…. Foi uma descoberta maravilhosa!!
Foi então a vez de lermos uma lengalenga trazida pelas
crianças de Brufe. Afixados dois enormes painéis com letras e pictogramas, começamos
a ler o que lá estava. Não foi nada difícil.
No fim da sessão ainda remámos, ora depressa, ora devagar,
para atracarmos junto a um pequeno porto cheio de barquinhos que transportavam
uma doce surpresa.
E para não nos esquecermos de ler nesse mar de palavras, todos
levaram um barco consigo. Naveguem bem, amiguinhos!!
Dia internacional da Proteção Civil
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da
Proteção Civil (que se celebra a 1 de Março), o Clube de Proteção Civil da E.B.
2,3 D. Maria II, proporcionou à comunidade escolar, no dia 4 de março, uma
sessão informativa sobre o Número Europeu de Emergência - 112, através dos
representantes da Proteção Civil Concelhia, Sr. Aires Barroso e Dra. Vânia
Marçal em colaboração com os Bombeiros Voluntários Famalicenses.
Exposição "Elementos Visuais"
Este patente na Biblioteca Escolar uma exposição que
reunia alguns trabalhos realizados pelos alunos de 7º ano, na disciplina de
Educação Visual. Os trabalhos expostos tiveram como tema a exploração dos elementos
da comunicação visual a partir de pinturas de artistas famosos. Foi bastante visível
o empenho dos “novos artistas”. Vejam e tirem as vossas conclusões….
Workshop (In) Sucesso Escolar
No dia 20 de fevereiro, realizou-se na Biblioteca da
Escola D. Maria II, o Workshop “(IN)Sucesso
Escolar - Dinâmicas Facilitadoras.
Esta atividade foi realizada em parceria com ACIP e os Serviços Especializados
de Apoio Educativo deste Agrupamento. Estiveram presentes educadores e
professores do primeiro, segundo e terceiro ciclos. Salienta-se que Workshop
decorreu de forma positiva, cativou os presentes, pelo dinamismo como foi desenvolvida
a temática, pela reflexão de questões como: Sou um bom professor? Facilito
as aprendizagens dos meus alunos? Os
meus alunos sabem Estudar”, ainda pela partilha de saberes e experiências
entre todos os presentes. Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora para
todos os docentes, que se preocupam com o sucesso educativo e social dos seus
alunos.
Internautas a Bordo
De 4 a 8 de fevereiro, foram realizadas algumas
atividades na Escolas D. Maria II de forma a assinalar a semana Internet
Segura.
Na biblioteca da escola sede decorreu a atividade Internautas
a bordo que contou com a presença de alunos de 2º e 3º ciclos. Esta
iniciativa teve como principais objetivos alertar os utilizadores para alguns perigos
da internet e mostrar algumas das suas vantagens quando bem utilizada. A partir
do visionamento de alguns vídeos e bandas desenhadas, foram debatidas ideias,
colocadas questões e dadas algumas orientações pelo coordenador pedagógico do
PTE.
O Segredo da Caixa
Nos dias 29
de janeiro e no dia 5 de fevereiro assistiram ao espetáculo “O Segredo da
Caixa” os alunos de 1º ciclo do Centro escolar Louro-Mouquim e das escolas de
Cruz, Lagarinhos e Carvalho.
Termina esta atividade no agrupamento. Já
havíamos falado dela aquando das suas primeiras sessões, mas julgámos necessário
apresentar alguns dos melhores momentos após o seu término. Fica o registo e o
nosso agradecimento à Biblioteca Municipal e à Fértil por todos os momentos
vividos.
Exposição de autorretratos
Uma vez mais
os alunos de 9º ano retrataram-se durante as aulas Educação Visual e o
resultado continua a ser digno de uma pequena exposição. A biblioteca escolar
cedeu o espaço e o resultado é o que podem ver.
Avisam-se os mais curiosos que
ver as obras ao vivo é muito mais interessante….
A exposição,
que decorre desde o dia 28 de janeiro, estará patente até ao dia 8 de
fevereiro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




