Famalicão a Ler

A 7 de março realizou-se, a nível concelhio, a atividade “Famalicão a Ler”.

Embarcando nesta iniciativa, a partir das 10 horas, o nosso agrupamento deu voz aos mais diversos autores, permitindo um momento de leitura em cada aula. Esperemos que, para alguns dos nossos alunos, este tenha sido o despertar do desejo de conhecer um autor e mergulhar na sua obra ou, simplesmente, de tentar descobrir o prazer de ler.




Exposição Entrelinhas

Na biblioteca escolar da EB 2,3 D. Maria II estão expostas algumas das caricaturas que compõem a exposição Entrelinhas, que gentilmente nos foi emprestada pela Casa de Camilo, Museu-Centro de Estudos.
Durante a Semana da Leitura os utilizadores poderão conhecer a forma como António Antunes desenhou Sofia de Mello Andresen, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Agustina Bessa Luís, José Saramago, Miguel Torga, entre outros.
 
 



 
Para acompanhar a exposição foram selecionadas algumas obras dos autores caricaturados que poderão ser consultadas e requisitadas.


Era uma vez...

A atividade “Era uma vez…” , realizada no âmbito da Semana da Leitura, é dirigida a crianças do Agrupamento em idade pré-escolar e realizada em articulação com alguns jardins-de-infância. Este ano, contámos com a presença das crianças dos JI de Brufe, Lemenhe e Mouquim. Cada um dos grupos apresentou aos restantes uma história trabalhada na sala.
Iniciamos a sessão com um poema trazido pelas crianças de Mouquim… e descobrimos que existem diferentes maneiras de lermos um texto.
 
 
 
 
De seguida, foi feita a leitura do livro “Os ovos misteriosos”, pelas crianças de Lemenhe, e ficámos a saber que dos ovos podem nascer animais que voam, rastejam ou nadam…. Foi uma descoberta maravilhosa!!
 
 
 
Foi então a vez de lermos uma lengalenga trazida pelas crianças de Brufe. Afixados dois enormes painéis com letras e pictogramas, começamos a ler o que lá estava. Não foi nada difícil.
 
 
 
 
No fim da sessão ainda remámos, ora depressa, ora devagar, para atracarmos junto a um pequeno porto cheio de barquinhos que transportavam uma doce surpresa.
 
E para não nos esquecermos de ler nesse mar de palavras, todos levaram um barco consigo. Naveguem bem, amiguinhos!!







Dia internacional da Proteção Civil

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Proteção Civil (que se celebra a 1 de Março), o Clube de Proteção Civil da E.B. 2,3 D. Maria II, proporcionou à comunidade escolar, no dia 4 de março, uma sessão informativa sobre o Número Europeu de Emergência - 112, através dos representantes da Proteção Civil Concelhia, Sr. Aires Barroso e Dra. Vânia Marçal em colaboração com os Bombeiros Voluntários Famalicenses.




Exposição "Elementos Visuais"

Este patente na Biblioteca Escolar uma exposição que reunia alguns trabalhos realizados pelos alunos de 7º ano, na disciplina de Educação Visual. Os trabalhos expostos tiveram como tema a exploração dos elementos da comunicação visual a partir de pinturas de artistas famosos. Foi bastante visível o empenho dos “novos artistas”. Vejam e tirem as vossas conclusões….






 







 

Workshop (In) Sucesso Escolar

No dia 20 de fevereiro, realizou-se na Biblioteca da Escola D. Maria II, o Workshop “(IN)Sucesso Escolar - Dinâmicas Facilitadoras. Esta atividade foi realizada em parceria com ACIP e os Serviços Especializados de Apoio Educativo deste Agrupamento. Estiveram presentes educadores e professores do primeiro, segundo e terceiro ciclos. Salienta-se que Workshop decorreu de forma positiva, cativou os presentes, pelo dinamismo como foi desenvolvida a temática, pela reflexão de questões como: Sou um bom professor? Facilito as aprendizagens dos meus alunos? Os meus alunos sabem Estudar”, ainda pela partilha de saberes e experiências entre todos os presentes. Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora para todos os docentes, que se preocupam com o sucesso educativo e social dos seus alunos.



Internautas a Bordo

De 4 a 8 de fevereiro, foram realizadas algumas atividades na Escolas D. Maria II de forma a assinalar a semana Internet Segura.
Na biblioteca da escola sede decorreu a atividade Internautas a bordo que contou com a presença de alunos de 2º e 3º ciclos. Esta iniciativa teve como principais objetivos alertar os utilizadores para alguns perigos da internet e mostrar algumas das suas vantagens quando bem utilizada. A partir do visionamento de alguns vídeos e bandas desenhadas, foram debatidas ideias, colocadas questões e dadas algumas orientações pelo coordenador pedagógico do PTE.
 
Os presentes puderam ainda levar consigo um Guia do Facebook.

O Segredo da Caixa


Nos dias 29 de janeiro e no dia 5 de fevereiro assistiram ao espetáculo “O Segredo da Caixa” os alunos de 1º ciclo do Centro escolar Louro-Mouquim e das escolas de Cruz, Lagarinhos e Carvalho.
Termina esta atividade no agrupamento. Já havíamos falado dela aquando das suas primeiras sessões, mas julgámos necessário apresentar alguns dos melhores momentos após o seu término. Fica o registo e o nosso agradecimento à Biblioteca Municipal e à Fértil por todos os momentos vividos.





Aguardamos novas visitas para ouvir novas histórias e conhecer novas personagens tão interessantes como o rato Hilário, o Camilo ou o gato Malhado.

Exposição de autorretratos

Uma vez mais os alunos de 9º ano retrataram-se durante as aulas Educação Visual e o resultado continua a ser digno de uma pequena exposição. A biblioteca escolar cedeu o espaço e o resultado é o que podem ver.
Avisam-se os mais curiosos que ver as obras ao vivo é muito mais interessante….
A exposição, que decorre desde o dia 28 de janeiro, estará patente até ao dia 8 de fevereiro.


Encontro com ... Margarida Fonseca Santos



Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, como vem sendo habitual nos últimos anos, o nosso Agrupamento levou a cabo a actividade Encontro com o escritor, que, desta vez, trouxe até nós Margarida Fonseca Santos, cujas obras têm obtido grande aceitação junto dos nossos alunos.
Após ter visitado algumas escolas de 1º ciclo, nomeadamente as de Gavião, Carvalho, Mões, Requião, V. S. Marinho, Cruz, Louro, Mouquim e Lemenhe, a escritora esteve também na BE da escola sede do Agrupamento. Deixando perceber a sua facilidade em comunicar, a escritora captou a atenção dos ouvintes, desde os mais miúdos aos mais graúdos, propondo-lhes alguns desafios, falando-lhes da sua relação com a escrita e da forma como se veio a envolver profissionalmente com esta.


 
Gostaríamos de deixar uma palavra de agradecimento a Margarida Fonseca Santos por nos ter permitido conhecê-la pessoalmente, de uma forma tão agradável, e esperamos que ela tenha apreciado o modo como a recebemos na nossa “segunda casa” e que tenha cativado futuros escritores.
Fazemos questão de deixar algumas sugestões que nos permitirão acompanhar o trabalho da escritora:
 

Encontro com o deputado Dr. Paulo Jorge Oliveira


No passado dia 21 do corrente mês, a escola sede do nosso agrupamento ofereceu aos seus Delegados/Subdelegados e aos da escola EBI de Arnoso, a oportunidade de participarem no Parlamento Jovem, que contou com a presença do deputado famalicense Dr. Paulo Jorge Oliveira. Tratou-se de uma sessão onde se abordaram temas como a organização e o funcionamento do Parlamento, bem como a emigração e a crise que afetam o nosso país, temáticas que mereceram grande interesse por parte dos alunos. Com efeito, quando, na parte final deste encontro, houve lugar à sua participação, estes colocaram imensas questões, revelando, assim, a sua preocupação em relação ao próprio futuro. Esperemos que os participantes tenham ficado com uma pequena “sementinha” que venha a germinar futuramente, fomentando o seu envolvimento no sentido de contribuírem para que tal futuro venha a ser risonho.
 
 

Exposição - Religiões Abraâmicas

Esteve patente na biblioteca uma exposição referente ao tema Religiões Abraâmicas. Os professores de Educação Moral Religiosa Católica abordaram o tema com todas as turmas de 7º ano e deram a aula neste espaço tendo como ponto de partida as imagens expostas. A série de quadros remetia-nos para aspectos muito particulares das três principais religiões (Cristianismo, Judaísmo e Islamismo).




 
 
 

Gostas de Ler?





 
Filme produzido pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão, apresentado no
V Encontro das Bibliotecas Escolares no dia 7 de dezembro de 2012.
 
Obrigada a todos os leitores que contribuíram com a sua opinião!!

Boas Festas


Fim do 1º período


O primeiro período acabou e muitos foram aqueles que passaram pela biblioteca para requisitar um livro. Aqui ficam os nomes dos três melhores requisitantes.