No dia 20 de fevereiro, realizou-se na Biblioteca da
Escola D. Maria II, o Workshop “(IN)Sucesso
Escolar - Dinâmicas Facilitadoras.
Esta atividade foi realizada em parceria com ACIP e os Serviços Especializados
de Apoio Educativo deste Agrupamento. Estiveram presentes educadores e
professores do primeiro, segundo e terceiro ciclos. Salienta-se que Workshop
decorreu de forma positiva, cativou os presentes, pelo dinamismo como foi desenvolvida
a temática, pela reflexão de questões como: Sou um bom professor? Facilito
as aprendizagens dos meus alunos? Os
meus alunos sabem Estudar”, ainda pela partilha de saberes e experiências
entre todos os presentes. Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora para
todos os docentes, que se preocupam com o sucesso educativo e social dos seus
alunos.
Internautas a Bordo
De 4 a 8 de fevereiro, foram realizadas algumas
atividades na Escolas D. Maria II de forma a assinalar a semana Internet
Segura.
Na biblioteca da escola sede decorreu a atividade Internautas
a bordo que contou com a presença de alunos de 2º e 3º ciclos. Esta
iniciativa teve como principais objetivos alertar os utilizadores para alguns perigos
da internet e mostrar algumas das suas vantagens quando bem utilizada. A partir
do visionamento de alguns vídeos e bandas desenhadas, foram debatidas ideias,
colocadas questões e dadas algumas orientações pelo coordenador pedagógico do
PTE.
O Segredo da Caixa
Nos dias 29
de janeiro e no dia 5 de fevereiro assistiram ao espetáculo “O Segredo da
Caixa” os alunos de 1º ciclo do Centro escolar Louro-Mouquim e das escolas de
Cruz, Lagarinhos e Carvalho.
Termina esta atividade no agrupamento. Já
havíamos falado dela aquando das suas primeiras sessões, mas julgámos necessário
apresentar alguns dos melhores momentos após o seu término. Fica o registo e o
nosso agradecimento à Biblioteca Municipal e à Fértil por todos os momentos
vividos.
Exposição de autorretratos
Uma vez mais
os alunos de 9º ano retrataram-se durante as aulas Educação Visual e o
resultado continua a ser digno de uma pequena exposição. A biblioteca escolar
cedeu o espaço e o resultado é o que podem ver.
Avisam-se os mais curiosos que
ver as obras ao vivo é muito mais interessante….
A exposição,
que decorre desde o dia 28 de janeiro, estará patente até ao dia 8 de
fevereiro.
Encontro com ... Margarida Fonseca Santos
Nos dias 29,
30 e 31 de janeiro, como vem sendo habitual nos últimos anos, o nosso
Agrupamento levou a cabo a actividade Encontro com o escritor, que, desta vez,
trouxe até nós Margarida Fonseca Santos, cujas obras têm obtido grande
aceitação junto dos nossos alunos.
Após ter
visitado algumas escolas de 1º ciclo, nomeadamente as de Gavião, Carvalho,
Mões, Requião, V. S. Marinho, Cruz, Louro, Mouquim e Lemenhe, a escritora
esteve também na BE da escola sede do Agrupamento. Deixando perceber a sua
facilidade em comunicar, a escritora captou a atenção dos ouvintes, desde os
mais miúdos aos mais graúdos, propondo-lhes alguns desafios, falando-lhes da
sua relação com a escrita e da forma como se veio a envolver profissionalmente
com esta.
Gostaríamos
de deixar uma palavra de agradecimento a Margarida Fonseca Santos por nos ter
permitido conhecê-la pessoalmente, de uma forma tão agradável, e esperamos que
ela tenha apreciado o modo como a recebemos na nossa “segunda casa” e que tenha
cativado futuros escritores.
Fazemos
questão de deixar algumas sugestões que nos permitirão acompanhar o trabalho da
escritora:
Encontro com o deputado Dr. Paulo Jorge Oliveira
No
passado dia 21 do corrente mês, a escola sede do nosso agrupamento ofereceu aos
seus Delegados/Subdelegados e aos da escola EBI de Arnoso, a oportunidade de
participarem no Parlamento Jovem, que
contou com a presença do deputado famalicense Dr. Paulo Jorge Oliveira.
Tratou-se de uma sessão onde se abordaram temas como a organização e o
funcionamento do Parlamento, bem como a emigração e a crise que afetam o nosso
país, temáticas que mereceram grande interesse por parte dos alunos. Com
efeito, quando, na parte final deste encontro, houve lugar à sua participação,
estes colocaram imensas questões, revelando, assim, a sua preocupação em
relação ao próprio futuro. Esperemos que os participantes tenham ficado com uma
pequena “sementinha” que venha a germinar futuramente, fomentando o seu
envolvimento no sentido de contribuírem para que tal futuro venha a ser risonho.
Exposição - Religiões Abraâmicas
Esteve patente na biblioteca uma exposição referente ao tema Religiões Abraâmicas. Os professores de Educação Moral Religiosa Católica abordaram o tema com todas as turmas de 7º ano e deram a aula neste espaço tendo como ponto de partida as imagens expostas. A série de quadros remetia-nos para aspectos muito particulares das três principais religiões (Cristianismo, Judaísmo e Islamismo).
Gostas de Ler?
Filme produzido pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão, apresentado no
V Encontro das Bibliotecas Escolares no dia 7 de dezembro de 2012.
Obrigada a todos os leitores que contribuíram com a sua opinião!!
Fim do 1º período
O primeiro
período acabou e muitos foram aqueles que passaram pela biblioteca para
requisitar um livro. Aqui ficam os nomes dos três melhores requisitantes.
Mês das Bibliotecas Escolares
As
bibliotecas escolares D. Maria II e Arnoso decidiram comemorar o dia das
Bibliotecas Escolares juntas. Durante um período do dia 22, as duas bibliotecas
mantiveram-se ligadas por Skype permitindo aos utilizadores conhecerem ambas as
bibliotecas. Houve lugar para leitura, diálogos, música e poesia. Alguns
utilizadores aproveitaram ainda para matar saudades dos momentos em que
partilharam a mesma escola. Agradecemos a todos os que participaram nesta
iniciativa, especialmente ao professor Celestino Ferreira, aos alunos do 7º E e
à nossa colaboradora Joana Barros do 9ºB.
O Segredo da Caixa
No âmbito da comemoração dos 100
anos da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão, a escola sede do
Agrupamento D. Maria II proporcionou aos alunos do 1º ciclo de Gavião uma peça
de teatro intitulada “O Segredo da Caixa”, numa co-produção Fértil- Associação Cultural e Biblioteca
Municipal Camilo Castelo Branco. Foi visível o entusiasmo com que o público
assistiu a este espectáculo que lhes revelou “o segredo dos labirintos” do
espaço em comemoração, ao qual damos os parabéns.
Dia Mundial do Animal
Como forma de
comemorar o Dia Mundial dos Animais o grupo de Ciências dinamizou a conferência
“Como proteger e cuidar dos Animais”. Todos os alunos de 5º ano deslocaram-se à
biblioteca para ouvir falar a Dra. Patrícia sobre os animais que diariamente
são abandonados, quais os cuidados que devemos ter com esses nossos amigos,
como devemos fazer para adotar um animal ou como podemos ajudar os animais em
situações de risco.
O Pulguinhas
e o Bones também estiveram presentes, ouviram tudo à sua maneira e sentiram o
carinho de quem lhes quer bem.
Como poderás
saber notícias destes novos amigos?
Segue de
perto as pegada em Animais de Barcelos.
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Exposição - Metodologia Projetual
Está patente até ao dia 8 de junho uma
exposição de trabalhos realizados por alunos de 9º ano na disciplina de
educação visual. Nesta exposição o visitante poderá acompanhar a metodologia
projetual usada pelos alunos na conceção de equipamentos cuja fonte de
inspiração foi a natureza.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




