Exposição "Elementos Visuais"

Este patente na Biblioteca Escolar uma exposição que reunia alguns trabalhos realizados pelos alunos de 7º ano, na disciplina de Educação Visual. Os trabalhos expostos tiveram como tema a exploração dos elementos da comunicação visual a partir de pinturas de artistas famosos. Foi bastante visível o empenho dos “novos artistas”. Vejam e tirem as vossas conclusões….






 







 

Workshop (In) Sucesso Escolar

No dia 20 de fevereiro, realizou-se na Biblioteca da Escola D. Maria II, o Workshop “(IN)Sucesso Escolar - Dinâmicas Facilitadoras. Esta atividade foi realizada em parceria com ACIP e os Serviços Especializados de Apoio Educativo deste Agrupamento. Estiveram presentes educadores e professores do primeiro, segundo e terceiro ciclos. Salienta-se que Workshop decorreu de forma positiva, cativou os presentes, pelo dinamismo como foi desenvolvida a temática, pela reflexão de questões como: Sou um bom professor? Facilito as aprendizagens dos meus alunos? Os meus alunos sabem Estudar”, ainda pela partilha de saberes e experiências entre todos os presentes. Foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora para todos os docentes, que se preocupam com o sucesso educativo e social dos seus alunos.



Internautas a Bordo

De 4 a 8 de fevereiro, foram realizadas algumas atividades na Escolas D. Maria II de forma a assinalar a semana Internet Segura.
Na biblioteca da escola sede decorreu a atividade Internautas a bordo que contou com a presença de alunos de 2º e 3º ciclos. Esta iniciativa teve como principais objetivos alertar os utilizadores para alguns perigos da internet e mostrar algumas das suas vantagens quando bem utilizada. A partir do visionamento de alguns vídeos e bandas desenhadas, foram debatidas ideias, colocadas questões e dadas algumas orientações pelo coordenador pedagógico do PTE.
 
Os presentes puderam ainda levar consigo um Guia do Facebook.

O Segredo da Caixa


Nos dias 29 de janeiro e no dia 5 de fevereiro assistiram ao espetáculo “O Segredo da Caixa” os alunos de 1º ciclo do Centro escolar Louro-Mouquim e das escolas de Cruz, Lagarinhos e Carvalho.
Termina esta atividade no agrupamento. Já havíamos falado dela aquando das suas primeiras sessões, mas julgámos necessário apresentar alguns dos melhores momentos após o seu término. Fica o registo e o nosso agradecimento à Biblioteca Municipal e à Fértil por todos os momentos vividos.





Aguardamos novas visitas para ouvir novas histórias e conhecer novas personagens tão interessantes como o rato Hilário, o Camilo ou o gato Malhado.

Exposição de autorretratos

Uma vez mais os alunos de 9º ano retrataram-se durante as aulas Educação Visual e o resultado continua a ser digno de uma pequena exposição. A biblioteca escolar cedeu o espaço e o resultado é o que podem ver.
Avisam-se os mais curiosos que ver as obras ao vivo é muito mais interessante….
A exposição, que decorre desde o dia 28 de janeiro, estará patente até ao dia 8 de fevereiro.


Encontro com ... Margarida Fonseca Santos



Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, como vem sendo habitual nos últimos anos, o nosso Agrupamento levou a cabo a actividade Encontro com o escritor, que, desta vez, trouxe até nós Margarida Fonseca Santos, cujas obras têm obtido grande aceitação junto dos nossos alunos.
Após ter visitado algumas escolas de 1º ciclo, nomeadamente as de Gavião, Carvalho, Mões, Requião, V. S. Marinho, Cruz, Louro, Mouquim e Lemenhe, a escritora esteve também na BE da escola sede do Agrupamento. Deixando perceber a sua facilidade em comunicar, a escritora captou a atenção dos ouvintes, desde os mais miúdos aos mais graúdos, propondo-lhes alguns desafios, falando-lhes da sua relação com a escrita e da forma como se veio a envolver profissionalmente com esta.


 
Gostaríamos de deixar uma palavra de agradecimento a Margarida Fonseca Santos por nos ter permitido conhecê-la pessoalmente, de uma forma tão agradável, e esperamos que ela tenha apreciado o modo como a recebemos na nossa “segunda casa” e que tenha cativado futuros escritores.
Fazemos questão de deixar algumas sugestões que nos permitirão acompanhar o trabalho da escritora:
 

Encontro com o deputado Dr. Paulo Jorge Oliveira


No passado dia 21 do corrente mês, a escola sede do nosso agrupamento ofereceu aos seus Delegados/Subdelegados e aos da escola EBI de Arnoso, a oportunidade de participarem no Parlamento Jovem, que contou com a presença do deputado famalicense Dr. Paulo Jorge Oliveira. Tratou-se de uma sessão onde se abordaram temas como a organização e o funcionamento do Parlamento, bem como a emigração e a crise que afetam o nosso país, temáticas que mereceram grande interesse por parte dos alunos. Com efeito, quando, na parte final deste encontro, houve lugar à sua participação, estes colocaram imensas questões, revelando, assim, a sua preocupação em relação ao próprio futuro. Esperemos que os participantes tenham ficado com uma pequena “sementinha” que venha a germinar futuramente, fomentando o seu envolvimento no sentido de contribuírem para que tal futuro venha a ser risonho.
 
 

Exposição - Religiões Abraâmicas

Esteve patente na biblioteca uma exposição referente ao tema Religiões Abraâmicas. Os professores de Educação Moral Religiosa Católica abordaram o tema com todas as turmas de 7º ano e deram a aula neste espaço tendo como ponto de partida as imagens expostas. A série de quadros remetia-nos para aspectos muito particulares das três principais religiões (Cristianismo, Judaísmo e Islamismo).




 
 
 

Gostas de Ler?





 
Filme produzido pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão, apresentado no
V Encontro das Bibliotecas Escolares no dia 7 de dezembro de 2012.
 
Obrigada a todos os leitores que contribuíram com a sua opinião!!

Boas Festas


Fim do 1º período


O primeiro período acabou e muitos foram aqueles que passaram pela biblioteca para requisitar um livro. Aqui ficam os nomes dos três melhores requisitantes.

Mês das Bibliotecas Escolares

As bibliotecas escolares D. Maria II e Arnoso decidiram comemorar o dia das Bibliotecas Escolares juntas. Durante um período do dia 22, as duas bibliotecas mantiveram-se ligadas por Skype permitindo aos utilizadores conhecerem ambas as bibliotecas. Houve lugar para leitura, diálogos, música e poesia. Alguns utilizadores aproveitaram ainda para matar saudades dos momentos em que partilharam a mesma escola. Agradecemos a todos os que participaram nesta iniciativa, especialmente ao professor Celestino Ferreira, aos alunos do 7º E e à nossa colaboradora Joana Barros do 9ºB.
 

 
 

O Segredo da Caixa

No âmbito da comemoração dos 100 anos da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão, a escola sede do Agrupamento D. Maria II proporcionou aos alunos do 1º ciclo de Gavião uma peça de teatro intitulada “O Segredo da Caixa”, numa co-produção Fértil- Associação Cultural e Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Foi visível o entusiasmo com que o público assistiu a este espectáculo que lhes revelou “o segredo dos labirintos” do espaço em comemoração, ao qual damos os parabéns.
 


Dia Mundial do Animal


Como forma de comemorar o Dia Mundial dos Animais o grupo de Ciências dinamizou a conferência “Como proteger e cuidar dos Animais”. Todos os alunos de 5º ano deslocaram-se à biblioteca para ouvir falar a Dra. Patrícia sobre os animais que diariamente são abandonados, quais os cuidados que devemos ter com esses nossos amigos, como devemos fazer para adotar um animal ou como podemos ajudar os animais em situações de risco.
O Pulguinhas e o Bones também estiveram presentes, ouviram tudo à sua maneira e sentiram o carinho de quem lhes quer bem.
Como poderás saber notícias destes novos amigos?
Segue de perto as pegada em Animais de Barcelos.