No
passado dia 21 do corrente mês, a escola sede do nosso agrupamento ofereceu aos
seus Delegados/Subdelegados e aos da escola EBI de Arnoso, a oportunidade de
participarem no Parlamento Jovem, que
contou com a presença do deputado famalicense Dr. Paulo Jorge Oliveira.
Tratou-se de uma sessão onde se abordaram temas como a organização e o
funcionamento do Parlamento, bem como a emigração e a crise que afetam o nosso
país, temáticas que mereceram grande interesse por parte dos alunos. Com
efeito, quando, na parte final deste encontro, houve lugar à sua participação,
estes colocaram imensas questões, revelando, assim, a sua preocupação em
relação ao próprio futuro. Esperemos que os participantes tenham ficado com uma
pequena “sementinha” que venha a germinar futuramente, fomentando o seu
envolvimento no sentido de contribuírem para que tal futuro venha a ser risonho.
Exposição - Religiões Abraâmicas
Esteve patente na biblioteca uma exposição referente ao tema Religiões Abraâmicas. Os professores de Educação Moral Religiosa Católica abordaram o tema com todas as turmas de 7º ano e deram a aula neste espaço tendo como ponto de partida as imagens expostas. A série de quadros remetia-nos para aspectos muito particulares das três principais religiões (Cristianismo, Judaísmo e Islamismo).
Gostas de Ler?
Filme produzido pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão, apresentado no
V Encontro das Bibliotecas Escolares no dia 7 de dezembro de 2012.
Obrigada a todos os leitores que contribuíram com a sua opinião!!
Fim do 1º período
O primeiro
período acabou e muitos foram aqueles que passaram pela biblioteca para
requisitar um livro. Aqui ficam os nomes dos três melhores requisitantes.
Mês das Bibliotecas Escolares
As
bibliotecas escolares D. Maria II e Arnoso decidiram comemorar o dia das
Bibliotecas Escolares juntas. Durante um período do dia 22, as duas bibliotecas
mantiveram-se ligadas por Skype permitindo aos utilizadores conhecerem ambas as
bibliotecas. Houve lugar para leitura, diálogos, música e poesia. Alguns
utilizadores aproveitaram ainda para matar saudades dos momentos em que
partilharam a mesma escola. Agradecemos a todos os que participaram nesta
iniciativa, especialmente ao professor Celestino Ferreira, aos alunos do 7º E e
à nossa colaboradora Joana Barros do 9ºB.
O Segredo da Caixa
No âmbito da comemoração dos 100
anos da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão, a escola sede do
Agrupamento D. Maria II proporcionou aos alunos do 1º ciclo de Gavião uma peça
de teatro intitulada “O Segredo da Caixa”, numa co-produção Fértil- Associação Cultural e Biblioteca
Municipal Camilo Castelo Branco. Foi visível o entusiasmo com que o público
assistiu a este espectáculo que lhes revelou “o segredo dos labirintos” do
espaço em comemoração, ao qual damos os parabéns.
Dia Mundial do Animal
Como forma de
comemorar o Dia Mundial dos Animais o grupo de Ciências dinamizou a conferência
“Como proteger e cuidar dos Animais”. Todos os alunos de 5º ano deslocaram-se à
biblioteca para ouvir falar a Dra. Patrícia sobre os animais que diariamente
são abandonados, quais os cuidados que devemos ter com esses nossos amigos,
como devemos fazer para adotar um animal ou como podemos ajudar os animais em
situações de risco.
O Pulguinhas
e o Bones também estiveram presentes, ouviram tudo à sua maneira e sentiram o
carinho de quem lhes quer bem.
Como poderás
saber notícias destes novos amigos?
Segue de
perto as pegada em Animais de Barcelos.
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Exposição - Metodologia Projetual
Está patente até ao dia 8 de junho uma
exposição de trabalhos realizados por alunos de 9º ano na disciplina de
educação visual. Nesta exposição o visitante poderá acompanhar a metodologia
projetual usada pelos alunos na conceção de equipamentos cuja fonte de
inspiração foi a natureza.
"Caminhos para a inclusão"
Realizou-se no dia 29 de maio uma
palesta sobre o síndrome de asperger, com as oradoras Dr.ª Ana Isabel Aguiar e
a encarregada de educação Arminda Azevedo, e contou com uma plateia composta por
encarregados de educação, professores e assistentes operacionais. Caracterizar,
compreender e intervir com os alunos que apresentam esta problemática de modo a
promovermos uma escola inclusiva.
Para os leitores interessados em
compreender mais a fundo a síndrome sugerimos a leitura do livro “Intervenção Psicoeducacional Integrada nas Perturbações
do Espectro do Autismo”, das autoras Alda Mira Coelho e Ana Isabel Aguiar, e/ou ver ainda um dos seguintes filmes: “Rain Man” (!988); “Ben X” (2007) e
“Adam” (2009).
Exposição Interrogar | Reinterpretar
Esteve patente na biblioteca uma
exposição de trabalhos realizados por alunos dos 8º anos cujo objetivo era a
manipulação dos diferentes pigmentos com o propósito de obterem diversas cores
que permitissem a reinterpretação de obras de arte de pintores conhecidos. Este
trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto “Interrogar a Ciência” e teve
como ponto de partida a notícia “Leonardo
da Vinci - a polémica em volta
do restauro feito pelo Louvre” publicada no jornal “Público” a 9 de
janeiro de 2012.
Projeto Viva@Matemática - Exposição Laranja
A “Exposição Laranja” teve como
público-alvo os alunos do segundo e terceiro ciclos e decorreu na biblioteca da
escola sede entre os dias sete e catorze de maio.
Nesta exposição, os alunos puderam
realizar atividades direcionadas para o desenvolvimento cognitivo e de
comunicação (desafios matemáticos, problemas, enigmas…),atividades práticas com
manipulação de materiais (tangram, sólidos geométricos, dobragens de papel, puzzles,
materiais de desenho geométrico…), e atividades de motivação (jogos didáticos,
construção de materiais….).
Os professores de matemática em
parceria com o ESEIG, pretenderam com esta exposição provocar nos alunos a
persistência no desafio, a procura da melhor estratégia, o desenvolvimento do
raciocínio e do cálculo adequado para a solução de cada uma das atividades
expostas. Hoje os desafios matemáticos são vividos aqui na escola, amanhã serão
os que cada aluno tiver de enfrentar…
Feira do livro
Decorreu no átrio principal da escola
mais uma feira do livro dinamizada pela Biblioteca Escolar, PNL e Departamento de
Línguas, em parceria com a Culturminho. Muitos foram os visitantes que
aproveitaram para dar uma olhadela e folhear os livros expostos.
Encontro com o escritor Pedro Leitão
O autor e ilustrador Pedro Leitão
esteve em todas as escolas de 1º ciclo e na maior parte dos jardins do
Agrupamento. A visita do autor decorreu nos dias 2, 3 e 4 de Maio. Tivemos contacto
com as aventuras de Zé Leitão, Maria Cavalinho e Filipe Cavalinho Leitão a
partir dos livros “A Praia da Rocha Amarela” e “ O Super Leitão Cor de Laranja”,
dois dos cinco livros que compõem a coleção. Os livros, em banda desenhada, contam
as aventuras de uma família muito especial. No encontro com o autor, ficámos a
saber que para além de gostar muito de banda desenhada, aprecia fazer surf, faz
teatro e tem uma Bedeteca com imensos livros.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





