Mês das Bibliotecas Escolares

As bibliotecas escolares D. Maria II e Arnoso decidiram comemorar o dia das Bibliotecas Escolares juntas. Durante um período do dia 22, as duas bibliotecas mantiveram-se ligadas por Skype permitindo aos utilizadores conhecerem ambas as bibliotecas. Houve lugar para leitura, diálogos, música e poesia. Alguns utilizadores aproveitaram ainda para matar saudades dos momentos em que partilharam a mesma escola. Agradecemos a todos os que participaram nesta iniciativa, especialmente ao professor Celestino Ferreira, aos alunos do 7º E e à nossa colaboradora Joana Barros do 9ºB.
 

 
 

O Segredo da Caixa

No âmbito da comemoração dos 100 anos da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão, a escola sede do Agrupamento D. Maria II proporcionou aos alunos do 1º ciclo de Gavião uma peça de teatro intitulada “O Segredo da Caixa”, numa co-produção Fértil- Associação Cultural e Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Foi visível o entusiasmo com que o público assistiu a este espectáculo que lhes revelou “o segredo dos labirintos” do espaço em comemoração, ao qual damos os parabéns.
 


Dia Mundial do Animal


Como forma de comemorar o Dia Mundial dos Animais o grupo de Ciências dinamizou a conferência “Como proteger e cuidar dos Animais”. Todos os alunos de 5º ano deslocaram-se à biblioteca para ouvir falar a Dra. Patrícia sobre os animais que diariamente são abandonados, quais os cuidados que devemos ter com esses nossos amigos, como devemos fazer para adotar um animal ou como podemos ajudar os animais em situações de risco.
O Pulguinhas e o Bones também estiveram presentes, ouviram tudo à sua maneira e sentiram o carinho de quem lhes quer bem.
Como poderás saber notícias destes novos amigos?
Segue de perto as pegada em Animais de Barcelos.
 



Exposição - Metodologia Projetual

Está patente até ao dia 8 de junho uma exposição de trabalhos realizados por alunos de 9º ano na disciplina de educação visual. Nesta exposição o visitante poderá acompanhar a metodologia projetual usada pelos alunos na conceção de equipamentos cuja fonte de inspiração foi a natureza.


"Caminhos para a inclusão"

Realizou-se no dia 29 de maio uma palesta sobre o síndrome de asperger, com as oradoras Dr.ª Ana Isabel Aguiar e a encarregada de educação Arminda Azevedo, e  contou com uma plateia composta por encarregados de educação, professores e assistentes operacionais. Caracterizar, compreender e intervir com os alunos que apresentam esta problemática de modo a promovermos uma escola inclusiva.
Para os leitores interessados em compreender mais a fundo a síndrome sugerimos a leitura do livro “Intervenção Psicoeducacional Integrada nas Perturbações do Espectro do Autismo”, das autoras Alda Mira Coelho e Ana Isabel Aguiar, e/ou ver ainda um dos seguintes filmes: Rain Man (!988); “Ben X” (2007) e “Adam” (2009).



Exposição Interrogar | Reinterpretar

Esteve patente na biblioteca uma exposição de trabalhos realizados por alunos dos 8º anos cujo objetivo era a manipulação dos diferentes pigmentos com o propósito de obterem diversas cores que permitissem a reinterpretação de obras de arte de pintores conhecidos. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto “Interrogar a Ciência” e teve como ponto de partida a notícia “Leonardo da Vinci - a polémica em volta do restauro feito pelo Louvre” publicada no jornal “Público” a 9 de janeiro de 2012.




Projeto Viva@Matemática - Exposição Laranja


A “Exposição Laranja” teve como público-alvo os alunos do segundo e terceiro ciclos e decorreu na biblioteca da escola sede entre os dias sete e catorze de maio.
            Nesta exposição, os alunos puderam realizar atividades direcionadas para o desenvolvimento cognitivo e de comunicação (desafios matemáticos, problemas, enigmas…),atividades práticas com manipulação de materiais (tangram, sólidos geométricos, dobragens de papel, puzzles, materiais de desenho geométrico…), e atividades de motivação (jogos didáticos, construção de materiais….).
Os professores de matemática em parceria com o ESEIG, pretenderam com esta exposição provocar nos alunos a persistência no desafio, a procura da melhor estratégia, o desenvolvimento do raciocínio e do cálculo adequado para a solução de cada uma das atividades expostas. Hoje os desafios matemáticos são vividos aqui na escola, amanhã serão os que cada aluno tiver de enfrentar…





Feira do livro


Decorreu no átrio principal da escola mais uma feira do livro dinamizada pela Biblioteca Escolar, PNL e Departamento de Línguas, em parceria com a Culturminho. Muitos foram os visitantes que aproveitaram para dar uma olhadela e folhear os livros expostos.




Encontro com o escritor Pedro Leitão


O autor e ilustrador Pedro Leitão esteve em todas as escolas de 1º ciclo e na maior parte dos jardins do Agrupamento. A visita do autor decorreu nos dias 2, 3 e 4 de Maio. Tivemos contacto com as aventuras de Zé Leitão, Maria Cavalinho e Filipe Cavalinho Leitão a partir dos livros “A Praia da Rocha Amarela” e “ O Super Leitão Cor de Laranja”, dois dos cinco livros que compõem a coleção. Os livros, em banda desenhada, contam as aventuras de uma família muito especial. No encontro com o autor, ficámos a saber que para além de gostar muito de banda desenhada, aprecia fazer surf, faz teatro e tem uma Bedeteca com imensos livros.







Visite também: Blogue do JI de Gavião
Blogue do 1º/JI de Mouquim

Interrogar a Ciência | Charles Darwin


No âmbito do projeto Interrogar a Ciência a turma do 5º D veio à biblioteca para começar a trilhar a vida de Charles Darwin. Uma pequena mala com alguns livros, reproduções de mapas e fotografias, aguardava para se remexida e dar início a uma viagem pela vida deste Naturalista. Foi lido um pequeno texto do livro “Chamo-me Charles Darwin” de Lluís Cugota. O professor de Ciências falou sobre alguns aspetos importantes relacionados com as descobertas de Charles Darwin e a professora de Língua Portuguesa abordou questões relacionadas com biografias e bibliografias. Todos a bordo e vamos iniciar uma viagem que seguirá bem de perto a viagem do Beagle e das descobertas que em muito contribuíram para o avanço da Ciência.



Workshop de Terapia Ocupacional


No dia 2 de maio, realizou-se na Biblioteca da Escola D. Maria II, o Workshop “Terapia Ocupacional em contexto escolar. Professor + Terapeuta Ocupacional = Melhor desempenho escolar.” Esta atividade foi realizada em parceria com a ACIP e os Serviços Especializados de Apoio de Educativo deste agrupamento. A mesma contou com a presença de alguns membros da direção, educadoras e docentes do primeiro, segundo e terceiros ciclos. Este Workshop elucidou de uma forma geral todos os presentes, sobre esta temática e cativou-os, pela forma simples e dinâmica como foi desenvolvida. Saliente-se ainda a grande colaboração e interesse demonstrado por todos os participantes.

Dia Mundial do livro

Comemore o Dia Mundial do Livro!!!

"Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores."

Charles W. Elliot


Encontro com a escritora Renata Falcão

A jovem escritora Renata Falcão, esteve hoje, dia 14 de março, na nossa biblioteca. Esperavam-na todos os alunos de 9º ano. Renata Falcão é estudante e publicou o seu primeiro livro, “Bianca”, em 2011. Um pequeno filme sobre dança deu o mote para iniciar o encontro com a escritora e a sua obra. Entre muitas outras coisas, ficámos a saber como ela se relacionava com a leitura quando mais jovem, quando e como decidiu escrever e de que fala este livro. Os alunos ficaram curiosos.
Renata está a escrever um novo romance que esperamos ler muito em breve.


Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 2º e 3º ciclos

Este concurso, decorreu durante todo o dia de 13 de março e contou com a participação de setenta alunos de 2º e 3º ciclos. Leram-se poemas de autores de expressão Portuguesa dos mais variados temas e a seleção dos melhores foi tão difícil, que o júri teve que enveredar pela atribuição de menções honrosas.
Parabéns a todos os concorrentes!


Alunos do 2º ciclo









Alunos de 3º ciclo





Vencedores



5º Ano
1º Lugar:
Bárbara Freitas (5ºD)
Menção honrosa:
Daniela Faria (5ºD)
6º Ano
1º Lugar (Ex quo)
Rui Miguel Faria (6ºB)
Mafalda Bianchi (6ºB)
Menção Honrosa:
João Martin Juncal (6ºD)
André Gomes (6ºE)
7º Ano
1º Lugar:
José Eduardo Azevedo (7ºD)
Menção honrosa:
Margarida Silva (7ºD)
8º Ano
1º Lugar:
Joana Barros (8ºB)
Menção honrosa:
Laura Lima (8ºB)

Juliana Pereira (8ºA)
9ºano
Menção honrosa:
Ana Filipa Silva (9ºD)
Nicole (9ºA), Nuno (9ºA), e Carol (7ºC)



No fim do dia e para fechar com chave de ouro, o professor António Sousa surpreendeu-nos com a declamação de dois poemas da sua autoria. – Obrigada!