"Caminhos para a inclusão"

Realizou-se no dia 29 de maio uma palesta sobre o síndrome de asperger, com as oradoras Dr.ª Ana Isabel Aguiar e a encarregada de educação Arminda Azevedo, e  contou com uma plateia composta por encarregados de educação, professores e assistentes operacionais. Caracterizar, compreender e intervir com os alunos que apresentam esta problemática de modo a promovermos uma escola inclusiva.
Para os leitores interessados em compreender mais a fundo a síndrome sugerimos a leitura do livro “Intervenção Psicoeducacional Integrada nas Perturbações do Espectro do Autismo”, das autoras Alda Mira Coelho e Ana Isabel Aguiar, e/ou ver ainda um dos seguintes filmes: Rain Man (!988); “Ben X” (2007) e “Adam” (2009).



Exposição Interrogar | Reinterpretar

Esteve patente na biblioteca uma exposição de trabalhos realizados por alunos dos 8º anos cujo objetivo era a manipulação dos diferentes pigmentos com o propósito de obterem diversas cores que permitissem a reinterpretação de obras de arte de pintores conhecidos. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto “Interrogar a Ciência” e teve como ponto de partida a notícia “Leonardo da Vinci - a polémica em volta do restauro feito pelo Louvre” publicada no jornal “Público” a 9 de janeiro de 2012.




Projeto Viva@Matemática - Exposição Laranja


A “Exposição Laranja” teve como público-alvo os alunos do segundo e terceiro ciclos e decorreu na biblioteca da escola sede entre os dias sete e catorze de maio.
            Nesta exposição, os alunos puderam realizar atividades direcionadas para o desenvolvimento cognitivo e de comunicação (desafios matemáticos, problemas, enigmas…),atividades práticas com manipulação de materiais (tangram, sólidos geométricos, dobragens de papel, puzzles, materiais de desenho geométrico…), e atividades de motivação (jogos didáticos, construção de materiais….).
Os professores de matemática em parceria com o ESEIG, pretenderam com esta exposição provocar nos alunos a persistência no desafio, a procura da melhor estratégia, o desenvolvimento do raciocínio e do cálculo adequado para a solução de cada uma das atividades expostas. Hoje os desafios matemáticos são vividos aqui na escola, amanhã serão os que cada aluno tiver de enfrentar…





Feira do livro


Decorreu no átrio principal da escola mais uma feira do livro dinamizada pela Biblioteca Escolar, PNL e Departamento de Línguas, em parceria com a Culturminho. Muitos foram os visitantes que aproveitaram para dar uma olhadela e folhear os livros expostos.




Encontro com o escritor Pedro Leitão


O autor e ilustrador Pedro Leitão esteve em todas as escolas de 1º ciclo e na maior parte dos jardins do Agrupamento. A visita do autor decorreu nos dias 2, 3 e 4 de Maio. Tivemos contacto com as aventuras de Zé Leitão, Maria Cavalinho e Filipe Cavalinho Leitão a partir dos livros “A Praia da Rocha Amarela” e “ O Super Leitão Cor de Laranja”, dois dos cinco livros que compõem a coleção. Os livros, em banda desenhada, contam as aventuras de uma família muito especial. No encontro com o autor, ficámos a saber que para além de gostar muito de banda desenhada, aprecia fazer surf, faz teatro e tem uma Bedeteca com imensos livros.







Visite também: Blogue do JI de Gavião
Blogue do 1º/JI de Mouquim

Interrogar a Ciência | Charles Darwin


No âmbito do projeto Interrogar a Ciência a turma do 5º D veio à biblioteca para começar a trilhar a vida de Charles Darwin. Uma pequena mala com alguns livros, reproduções de mapas e fotografias, aguardava para se remexida e dar início a uma viagem pela vida deste Naturalista. Foi lido um pequeno texto do livro “Chamo-me Charles Darwin” de Lluís Cugota. O professor de Ciências falou sobre alguns aspetos importantes relacionados com as descobertas de Charles Darwin e a professora de Língua Portuguesa abordou questões relacionadas com biografias e bibliografias. Todos a bordo e vamos iniciar uma viagem que seguirá bem de perto a viagem do Beagle e das descobertas que em muito contribuíram para o avanço da Ciência.



Workshop de Terapia Ocupacional


No dia 2 de maio, realizou-se na Biblioteca da Escola D. Maria II, o Workshop “Terapia Ocupacional em contexto escolar. Professor + Terapeuta Ocupacional = Melhor desempenho escolar.” Esta atividade foi realizada em parceria com a ACIP e os Serviços Especializados de Apoio de Educativo deste agrupamento. A mesma contou com a presença de alguns membros da direção, educadoras e docentes do primeiro, segundo e terceiros ciclos. Este Workshop elucidou de uma forma geral todos os presentes, sobre esta temática e cativou-os, pela forma simples e dinâmica como foi desenvolvida. Saliente-se ainda a grande colaboração e interesse demonstrado por todos os participantes.

Dia Mundial do livro

Comemore o Dia Mundial do Livro!!!

"Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores."

Charles W. Elliot


Encontro com a escritora Renata Falcão

A jovem escritora Renata Falcão, esteve hoje, dia 14 de março, na nossa biblioteca. Esperavam-na todos os alunos de 9º ano. Renata Falcão é estudante e publicou o seu primeiro livro, “Bianca”, em 2011. Um pequeno filme sobre dança deu o mote para iniciar o encontro com a escritora e a sua obra. Entre muitas outras coisas, ficámos a saber como ela se relacionava com a leitura quando mais jovem, quando e como decidiu escrever e de que fala este livro. Os alunos ficaram curiosos.
Renata está a escrever um novo romance que esperamos ler muito em breve.


Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 2º e 3º ciclos

Este concurso, decorreu durante todo o dia de 13 de março e contou com a participação de setenta alunos de 2º e 3º ciclos. Leram-se poemas de autores de expressão Portuguesa dos mais variados temas e a seleção dos melhores foi tão difícil, que o júri teve que enveredar pela atribuição de menções honrosas.
Parabéns a todos os concorrentes!


Alunos do 2º ciclo









Alunos de 3º ciclo





Vencedores



5º Ano
1º Lugar:
Bárbara Freitas (5ºD)
Menção honrosa:
Daniela Faria (5ºD)
6º Ano
1º Lugar (Ex quo)
Rui Miguel Faria (6ºB)
Mafalda Bianchi (6ºB)
Menção Honrosa:
João Martin Juncal (6ºD)
André Gomes (6ºE)
7º Ano
1º Lugar:
José Eduardo Azevedo (7ºD)
Menção honrosa:
Margarida Silva (7ºD)
8º Ano
1º Lugar:
Joana Barros (8ºB)
Menção honrosa:
Laura Lima (8ºB)

Juliana Pereira (8ºA)
9ºano
Menção honrosa:
Ana Filipa Silva (9ºD)
Nicole (9ºA), Nuno (9ºA), e Carol (7ºC)



No fim do dia e para fechar com chave de ouro, o professor António Sousa surpreendeu-nos com a declamação de dois poemas da sua autoria. – Obrigada!





Encontro com o escritor João Pedro Mésseder

O escritor João Pedro Mésseder, deslocou-se à nossa escola, para um encontro com alguns alunos dos quinto, sexto e sétimos anos. João pedro Mésserder falou sobre o que acredita ser importante enquanto escritor e da importância da palavra na produção dos seus textos.
As duas sessões foram preenchidas com leituras de algumas das suas poesias realizadas pelos alunos, com respostas a algumas perguntas colocadas pelos leitores e no fim de cada sessão, João Pedro Mésseder, presenteou os participantes com a leitura de dois contos do livro “Contos e Lendas de Portugal e do Mundo”, do qual é co-autor com Isabel Ramalhete.




Contar com a BE ... no JI de Gavião

O Jardim de Infância de Gavião foi visitado por dois alunos colaboradores da Biblioteca para lerem o livro “A que sabe a Lua?”. As Crianças aguardavam ansiosamente a nossa chegada. Depois abriu-se o livro e leu-se a história na tentativa de procurarmos descobrir qual o sabor daquele pedacinho de lua…. Hummm!!! Soube bem!!! Soube a momentos ternos e de partilha.




Escritora Cidália Fernandes presente na EB1/JI de Requião durante a Semana da Leitura



Leituras na aula e Famalicão a Ler

Como já vem sendo prática, a equipa do PNL e da BE disponibilizaram, durante toda a semana, uma seleção de livros e de textos para que os professores e alunos pudessem partilhar, em contexto de sala de aula, momentos de leitura ao longo da Semana da Leitura.
Esta iniciativa foi enriquecida, no dia 8 de março, com o desenvolvimento da atividade Famalicão a Ler, onde foram acrescentados aos recursos disponibilizados durante a semana, revistas e textos em suporte digital (alojados no blogue) de modo a promover a leitura no período compreendido entre as 10h15m e as 10h30m. Esta atividade foi desenvolvida em todo o concelho pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares/SABE.