Esteve patente na biblioteca uma
exposição de trabalhos realizados por alunos dos 8º anos cujo objetivo era a
manipulação dos diferentes pigmentos com o propósito de obterem diversas cores
que permitissem a reinterpretação de obras de arte de pintores conhecidos. Este
trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto “Interrogar a Ciência” e teve
como ponto de partida a notícia “Leonardo
da Vinci - a polémica em volta
do restauro feito pelo Louvre” publicada no jornal “Público” a 9 de
janeiro de 2012.
Projeto Viva@Matemática - Exposição Laranja
A “Exposição Laranja” teve como
público-alvo os alunos do segundo e terceiro ciclos e decorreu na biblioteca da
escola sede entre os dias sete e catorze de maio.
Nesta exposição, os alunos puderam
realizar atividades direcionadas para o desenvolvimento cognitivo e de
comunicação (desafios matemáticos, problemas, enigmas…),atividades práticas com
manipulação de materiais (tangram, sólidos geométricos, dobragens de papel, puzzles,
materiais de desenho geométrico…), e atividades de motivação (jogos didáticos,
construção de materiais….).
Os professores de matemática em
parceria com o ESEIG, pretenderam com esta exposição provocar nos alunos a
persistência no desafio, a procura da melhor estratégia, o desenvolvimento do
raciocínio e do cálculo adequado para a solução de cada uma das atividades
expostas. Hoje os desafios matemáticos são vividos aqui na escola, amanhã serão
os que cada aluno tiver de enfrentar…
Feira do livro
Decorreu no átrio principal da escola
mais uma feira do livro dinamizada pela Biblioteca Escolar, PNL e Departamento de
Línguas, em parceria com a Culturminho. Muitos foram os visitantes que
aproveitaram para dar uma olhadela e folhear os livros expostos.
Encontro com o escritor Pedro Leitão
O autor e ilustrador Pedro Leitão
esteve em todas as escolas de 1º ciclo e na maior parte dos jardins do
Agrupamento. A visita do autor decorreu nos dias 2, 3 e 4 de Maio. Tivemos contacto
com as aventuras de Zé Leitão, Maria Cavalinho e Filipe Cavalinho Leitão a
partir dos livros “A Praia da Rocha Amarela” e “ O Super Leitão Cor de Laranja”,
dois dos cinco livros que compõem a coleção. Os livros, em banda desenhada, contam
as aventuras de uma família muito especial. No encontro com o autor, ficámos a
saber que para além de gostar muito de banda desenhada, aprecia fazer surf, faz
teatro e tem uma Bedeteca com imensos livros.
Interrogar a Ciência | Charles Darwin
No âmbito do projeto Interrogar a Ciência a turma do 5º D veio à biblioteca para começar a trilhar a vida de Charles Darwin. Uma pequena mala com alguns livros, reproduções de mapas e fotografias, aguardava para se remexida e dar início a uma viagem pela vida deste Naturalista. Foi lido um pequeno texto do livro “Chamo-me Charles Darwin” de Lluís Cugota. O professor de Ciências falou sobre alguns aspetos importantes relacionados com as descobertas de Charles Darwin e a professora de Língua Portuguesa abordou questões relacionadas com biografias e bibliografias. Todos a bordo e vamos iniciar uma viagem que seguirá bem de perto a viagem do Beagle e das descobertas que em muito contribuíram para o avanço da Ciência.
Workshop de Terapia Ocupacional
No dia 2 de maio, realizou-se na Biblioteca
da Escola D. Maria II, o Workshop
“Terapia Ocupacional em contexto escolar. Professor + Terapeuta Ocupacional =
Melhor desempenho escolar.” Esta atividade foi realizada em parceria com a ACIP
e os Serviços Especializados de Apoio de Educativo deste agrupamento. A mesma
contou com a presença de alguns membros da direção, educadoras e docentes do
primeiro, segundo e terceiros ciclos. Este Workshop elucidou de uma forma geral
todos os presentes, sobre esta temática e cativou-os, pela forma simples e
dinâmica como foi desenvolvida. Saliente-se ainda a grande colaboração e
interesse demonstrado por todos os participantes.
Dia Mundial do livro
Comemore o Dia Mundial do Livro!!!
"Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores."
Charles W. Elliot
Encontro com a escritora Renata Falcão
A jovem escritora Renata Falcão, esteve hoje, dia 14 de março, na nossa biblioteca. Esperavam-na todos os alunos de 9º ano. Renata Falcão é estudante e publicou o seu primeiro livro, “Bianca”, em 2011. Um pequeno filme sobre dança deu o mote para iniciar o encontro com a escritora e a sua obra. Entre muitas outras coisas, ficámos a saber como ela se relacionava com a leitura quando mais jovem, quando e como decidiu escrever e de que fala este livro. Os alunos ficaram curiosos.
Renata está a escrever um novo romance que esperamos ler muito em breve.
Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 2º e 3º ciclos
Este concurso, decorreu durante todo o dia de 13 de março e contou com a participação de setenta alunos de 2º e 3º ciclos. Leram-se poemas de autores de expressão Portuguesa dos mais variados temas e a seleção dos melhores foi tão difícil, que o júri teve que enveredar pela atribuição de menções honrosas.
Parabéns a todos os concorrentes!
Alunos do 2º ciclo
Alunos de 3º ciclo
Vencedores
5º Ano | |
1º Lugar: | Bárbara Freitas (5ºD) |
Menção honrosa: | Daniela Faria (5ºD) |
6º Ano | |
1º Lugar (Ex quo) | Rui Miguel Faria (6ºB) |
Mafalda Bianchi (6ºB) | |
Menção Honrosa: | João Martin Juncal (6ºD) |
André Gomes (6ºE) | |
7º Ano | |
1º Lugar: | José Eduardo Azevedo (7ºD) |
Menção honrosa: | Margarida Silva (7ºD) |
8º Ano | |
1º Lugar: | Joana Barros (8ºB) |
Menção honrosa: | Laura Lima (8ºB) |
Juliana Pereira (8ºA) | |
9ºano | |
Menção honrosa: | Ana Filipa Silva (9ºD) |
Nicole (9ºA), Nuno (9ºA), e Carol (7ºC) | |
Encontro com o escritor João Pedro Mésseder
O escritor João Pedro Mésseder, deslocou-se à nossa escola, para um encontro com alguns alunos dos quinto, sexto e sétimos anos. João pedro Mésserder falou sobre o que acredita ser importante enquanto escritor e da importância da palavra na produção dos seus textos.
As duas sessões foram preenchidas com leituras de algumas das suas poesias realizadas pelos alunos, com respostas a algumas perguntas colocadas pelos leitores e no fim de cada sessão, João Pedro Mésseder, presenteou os participantes com a leitura de dois contos do livro “Contos e Lendas de Portugal e do Mundo”, do qual é co-autor com Isabel Ramalhete.
Contar com a BE ... no JI de Gavião
O Jardim de Infância de Gavião foi visitado por dois alunos colaboradores da Biblioteca para lerem o livro “A que sabe a Lua?”. As Crianças aguardavam ansiosamente a nossa chegada. Depois abriu-se o livro e leu-se a história na tentativa de procurarmos descobrir qual o sabor daquele pedacinho de lua…. Hummm!!! Soube bem!!! Soube a momentos ternos e de partilha.
Leituras na aula e Famalicão a Ler
Como já vem sendo prática, a equipa do PNL e da BE disponibilizaram, durante toda a semana, uma seleção de livros e de textos para que os professores e alunos pudessem partilhar, em contexto de sala de aula, momentos de leitura ao longo da Semana da Leitura.
Esta iniciativa foi enriquecida, no dia 8 de março, com o desenvolvimento da atividade Famalicão a Ler, onde foram acrescentados aos recursos disponibilizados durante a semana, revistas e textos em suporte digital (alojados no blogue) de modo a promover a leitura no período compreendido entre as 10h15m e as 10h30m. Esta atividade foi desenvolvida em todo o concelho pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares/SABE.
Era uma vez...
Estes livros estão integrados na atividade “Histórias partilhadas” desenvolvida nos Jardins de Infância do Agrupamento.
Já com o tempo a chegar ao fim, ainda foram remexidos alguns livros existentes nas prateleiras. Alguns deles à espera das mãos de meninos que os querem bem e que conhecem irmãos gémeos a viverem nas suas minibibliotecas. Foi gratificante.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




