Era uma vez...
Estes livros estão integrados na atividade “Histórias partilhadas” desenvolvida nos Jardins de Infância do Agrupamento.
Já com o tempo a chegar ao fim, ainda foram remexidos alguns livros existentes nas prateleiras. Alguns deles à espera das mãos de meninos que os querem bem e que conhecem irmãos gémeos a viverem nas suas minibibliotecas. Foi gratificante.
Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 1º ciclo
Realizou-se no passado dia 7 de março, o “Concurso do Melhor Leitor de Poesia” destinado aos alunos do 1º ciclo do agrupamento. Estiveram presentes dois representantes de cada escola, para concorrerem nas categorias de "Letra pequena" (1º/2º anos) e "Letra grande" (3º/4º anos). O concurso decorreu na biblioteca da escola sede na presença de um público muito interessado, entre os quais se encontravam alguns pais. Os pequenos leitores brilharam como “gente grande” e a tarefa mais difícil, foi mesmo encontrar os melhores leitores de poesia.
Vencedores
Duarte Fernandes Queiroz (2º ano de Armental)
Margarida Ribeiro Silva (4º ano de Requião)
Exposição "Das Letras"
Está patente na biblioteca escolar da escola sede a exposição “Das Letras”, do Centro de Estudos Camilianos, até ao dia 23 de março. Esta exposição, conta com algumas caricaturas de escritores, realizadas por Cássio Loredano.
Sentir e dizer o amor ao longo dos tempos
Pela segunda vez, foi desenvolvida a atividade “Sentir e dizer o amor ao longo dos tempos” com um grupo de alunos proveniente, maioritariamente, do 9º ano. Cantou-se e declamou-se poesia de autores Portugueses, desde D. Dinis até João Negreiros, passando por Luís de Camões, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Carlos Paião, entre outos. Os poemas foram acompanhados por imagens de pinturas referentes a cada época e pelos autorretratos realizados pelos alunos do 9º ano.
Apresentação do livro "Outro ponto de vista"
A 23 de fevereiro, na biblioteca da escola sede, foi apresentado o livro “Outro ponto de vista”, do cronista social e politico Acácio de Brito. Estiveram presentes representantes da comunidade escolar, do poder político local, da cultura, da educação e instituições recreativas, culturais e empresariais.
A obra foi apresentada e o autor expôs os seus pontos de vista e despertou a vontade de provocar e intervir civicamente.
Exposição de Autorretratos
De 13 a 29 de fevereiro, a nossa biblioteca viu o seu espaço ser invadido por autorretratos realizados pelos alunos de 9º ano na disciplina de educação visual. Este ano os trabalhos refletem o modo como os alunos se autorretratam em termos emocionais e por isso foi escolhida uma data próxima do dia dos namorados para esta exposição. As técnicas e os suportes escolhidos para expressar os sentimentos são muito variados. Ficámos surpreendidos com os resultados!
Parabéns a todos aqueles que ousaram expressar os seus sentimentos.
Internautas a bordo
Neste ano, o dia da Internet Segura comemorou-se a 7 de fevereiro, a nível mundial. A nossa escola associou-se a esta temática, pertinente, dado que, cada vez mais os nossos alunos interagem uns com os outros através de dispositivos digitais nomeadamente os computadores e os telemóveis de última geração. Assim, nos dias 7 e 8 de fevereiro, proporcionaram-se palestras dirigidas aos alunos: Internautas a Bordo para o 3º ciclo, e Segurança na Internet para o 2º ciclo. Os espaços escolhidos foram, respetivamente, a Biblioteca Escolar e a Sala do Aluno. Muitos mais alunos ficaram esclarecidos ou pelo menos interessados em saber mais e a correr menos riscos. Conhecimento é poder e saber escolher!
O ponto de encontro com Daniela Fonseca é... na BE!
A designer Daniela Fonseca, antiga aluna da EB 2,3 D. Maria II, esteve na biblioteca escolar, numa atividade do grupo de Educação Visual, para informar os alunos de 9º ano sobre o que se espera de um designer gráfico. Falou-nos das diversas áreas de intervenção de um designer e da metodologia usada nos projetos por eles desenvolvidos. O encontro revelou-se bastante proveitoso para os alunos que neste momento estão a trabalhar na criação de ícones para as diferentes áreas temáticas do fundo documental da biblioteca. Obrigada Daniela!
Cantar as Janeiras
Fomos visitados por algumas crianças do Jardim de Infância de Brufe, que vieram cantar as Janeiras à escola sede. Não se esqueceram da Biblioteca Escolar, o que muito nos encantou. Obrigada!
Contar com a BE no JI de Brufe
A 27 de Janeiro visitamos o Jardim de Infância de Brufe para lermos o livro “O pequeno Azul e o pequeno Amarelo”. Fomos recebidos com sorrisos simpáticos e olhares curiosos, na acolhedora biblioteca do Jardim. Montámos o cenário e lemos a história de dois pequenos com cores diferentes. Lida a história, fizeram-se experiências com outros pequenos de cores diversas e deu-se liberdade à imaginação…..
O Ponto de encontro com o Deputado Jorge Paulo Oliveira é … na BE!
No passado dia 23 de janeiro, a escola recebeu, no âmbito do concurso “Parlamento dos Jovens”, o senhor Deputado da Assembleia da República Jorge Paulo Oliveira.
A assistência, constituída sobretudo pelos elementos da Assembleia de Delegados e pelos das listas concorrentes, pôde colocar variadas questões e ficar a saber um pouco mais sobre a atividade parlamentar.
Foi um momento muito enriquecedor e também de ajuda na formação de jovens cidadãos cada vez mais interventivos e responsáveis.
Criar Recriando
Está patente na Biblioteca escolar D. Maria II, até ao dia 10 de fevereiro, a exposição de trabalhos realizados por alunos do 7º ano na disciplina de Educação Visual, no âmbito do trabalho “Criar recriando”. Nesta exposição poderás ver como os elementos da linguagem visual são tão importantes para comunicar e como podemos recriar obras de artistas plásticos conhecidos.
Aparece!
À volta do Pai Natal
Nesta quadra natalícia, sabe bem reunirmo-nos à volta de lareira e ouvir histórias que andam À volta do Pai Natal. E foi isso que fizemos!! Montámos uma lareira e num ambiente acolhedor, todos os alunos de 2º ciclo ouviram uma história contada ora por alunos colaboradores da biblioteca, ora pelos elementos da equipa. Foram escolhidos os livros “O Pai Natal que não comia queijo” e “2 histórias de Natal”, de Isabel Zambujal e Alice Vieira, respetivamente.
Natal assim tem outro valor.
| Make a picture slideshow |
O nosso presépio…
Como resultado da visita à exposição de ilustrações da autoria de Gabriela Sotto Mayor, patente na biblioteca escolar em novembro, os alunos de 7º ano realizaram na disciplina de educação visual, no âmbito do trabalho “do velho se faz novo” um presépio que decorou as paredes exteriores da biblioteca. O aproveitamento de diversos materiais e a sua conjugação resultou neste encantador trabalho.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




