Apresentação do livro "Outro ponto de vista"

A 23 de fevereiro, na biblioteca da escola sede, foi apresentado o livro “Outro ponto de vista”, do cronista social e politico Acácio de Brito. Estiveram presentes representantes da comunidade escolar, do poder político local, da cultura, da educação e instituições recreativas, culturais e empresariais.
A obra foi apresentada e o autor expôs os seus pontos de vista e despertou a vontade de provocar e intervir civicamente.





Exposição de Autorretratos

De 13 a 29 de fevereiro, a nossa biblioteca viu o seu espaço ser invadido por autorretratos realizados pelos alunos de 9º ano na disciplina de educação visual. Este ano os trabalhos refletem o modo como os alunos se autorretratam em termos emocionais e por isso foi escolhida uma data próxima do dia dos namorados para esta exposição. As técnicas e os suportes escolhidos para expressar os sentimentos são muito variados. Ficámos surpreendidos com os resultados!
Parabéns a todos aqueles que ousaram expressar os seus sentimentos.


Internautas a bordo

Neste ano, o dia da Internet Segura comemorou-se a 7 de fevereiro, a nível mundial. A nossa escola associou-se a esta temática, pertinente, dado que, cada vez mais os nossos alunos interagem uns com os outros através de dispositivos digitais nomeadamente os computadores e os telemóveis de última geração. Assim, nos dias 7 e 8 de fevereiro, proporcionaram-se palestras dirigidas aos alunos: Internautas a Bordo para o 3º ciclo, e Segurança na Internet para o 2º ciclo. Os espaços escolhidos foram, respetivamente, a Biblioteca Escolar e a Sala do Aluno. Muitos mais alunos ficaram esclarecidos ou pelo menos interessados em saber mais e a correr menos riscos. Conhecimento é poder e saber escolher!


O ponto de encontro com Daniela Fonseca é... na BE!

A designer Daniela Fonseca, antiga aluna da EB 2,3 D. Maria II, esteve na biblioteca escolar, numa atividade do grupo de Educação Visual, para informar os alunos de 9º ano sobre o que se espera de um designer gráfico. Falou-nos das diversas áreas de intervenção de um designer e da metodologia usada nos projetos por eles desenvolvidos. O encontro revelou-se bastante proveitoso para os alunos que neste momento estão a trabalhar na criação de ícones para as diferentes áreas temáticas do fundo documental da biblioteca. Obrigada Daniela!



Cantar as Janeiras

Fomos visitados por algumas crianças do Jardim de Infância de Brufe, que vieram cantar as Janeiras à escola sede. Não se esqueceram da Biblioteca Escolar, o que muito nos encantou. Obrigada!


Contar com a BE no JI de Brufe

A 27 de Janeiro visitamos o Jardim de Infância de Brufe para lermos o livro “O pequeno Azul e o pequeno Amarelo”. Fomos recebidos com sorrisos simpáticos e olhares curiosos, na acolhedora biblioteca do Jardim. Montámos o cenário e lemos a história de dois pequenos com cores diferentes. Lida a história, fizeram-se experiências com outros pequenos de cores diversas e deu-se liberdade à imaginação…..

O Ponto de encontro com o Deputado Jorge Paulo Oliveira é … na BE!

No passado dia 23 de janeiro, a escola recebeu, no âmbito do concurso “Parlamento dos Jovens”, o senhor Deputado da Assembleia da República Jorge Paulo Oliveira.
A assistência, constituída sobretudo pelos elementos da Assembleia de Delegados e pelos das listas concorrentes, pôde colocar variadas questões e ficar a saber um pouco mais sobre a atividade parlamentar.
Foi um momento muito enriquecedor e também de ajuda na formação de jovens cidadãos cada vez mais interventivos e responsáveis.



Criar Recriando

Está patente na Biblioteca escolar D. Maria II, até ao dia 10 de fevereiro, a exposição de trabalhos realizados por alunos do 7º ano na disciplina de Educação Visual, no âmbito do trabalho “Criar recriando”. Nesta exposição poderás ver como os elementos da linguagem visual são tão importantes para comunicar e como podemos recriar obras de artistas plásticos conhecidos.

Aparece!


À volta do Pai Natal

Nesta quadra natalícia, sabe bem reunirmo-nos à volta de lareira e ouvir histórias que andam À volta do Pai Natal.  E foi isso que fizemos!! Montámos uma lareira e num ambiente acolhedor, todos os alunos de 2º ciclo ouviram uma história contada ora por alunos colaboradores da biblioteca, ora pelos elementos da equipa. Foram escolhidos os livros “O Pai Natal que não comia queijo” e “2 histórias de Natal”, de Isabel Zambujal e Alice Vieira, respetivamente.
Natal assim tem outro valor.
Click to play this Smilebox slideshow

Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make a picture slideshow

O nosso presépio…

Como resultado da visita à exposição de ilustrações da autoria de Gabriela Sotto Mayor, patente na biblioteca escolar em novembro, os alunos de 7º ano realizaram na disciplina de educação visual, no âmbito do trabalho “do velho se faz novo” um presépio que decorou as paredes exteriores da biblioteca. O aproveitamento de diversos materiais e a sua conjugação resultou neste encantador trabalho.

Gerir€Poupar

Em época de fazer contas à vida, realizou-se a 29 de Novembro, durante a tarde, uma sessão de esclarecimento para todos os alunos de 9º ano. Saber como gerir bem o nosso orçamento evitando gastos desnecessários, saber o que são as taxas e a que estão associadas, bem como rentabilizar o nosso capital, foram alguns dos assuntos abordados.
Ainda no mesmo dia, à noite, os encarregados de educação interessados puderam assistir a uma sessão com a mesma temática, na biblioteca da escola D. Maria II, abordados de forma mais complexa.
Esta formação em literacia financeira promovida pela DECO revelou-se bastante interessante.





Livro aberto e ..... vamos ler: RITA.

No dia 23 de Novembro recebemos um grupo de pequenos leitores da MAIS PLURAL que nos veio visitar. Decidimos preparar a surpresa….. LIVRO ABERTO …. E VAMOS LER: RITA.
Lemos o livro e um pequeno elefante ajudou a salvar a Rita e muitas outras… isto porque os elefantes e as borboletas também são amigos, apesar de tão diferentes.
Muitos foram aqueles que com todo o carinho apanharam as pequenas Ritas espalhadas e as levaram para casa com cuidado para que descansassem e recuperassem o folgo.





RITA | Autora: Rachel Chaundler; Ilustração de Bernardo Carvalho | Editor: OQO

Encontro com a escritora.... Maria João Lopo de Carvalho

Uma turma de 7º ano e alguns alunos de 5º deslocaram-se à Biblioteca Municipal para se encontrarem com a escritora Maria João Lopo de Carvalho. A escritora expôs alguns dos seus livros, dando ênfase à coleção dos 7 irmãos, da qual é coautora com Margarida Fonseca Santos. Encontrou no público a Maria, o Miguel, a Mónica, a Mariana e o Manuel, desvendando alguns dos seus segredos….. deixando-nos ficar muito curiosos. A Margarida e a Madalena, talvez por ainda serem pequenas, não as encontrámos por lá, mas esperamos estar com elas num destes dias.



Exposição de ilustrações de Gabriela Sotto Mayor

Temos exposto na biblioteca algumas das ilustrações dos livros Caneta FelizA Casa dos Feitiços, da autoria da ilustradora Gabriela Sotto Mayor. As ilustrações foram concebidas conciliando, em alguns casos, diferentes técnicas. Se quiseres ver como as palavras de um livro se transformam em imagens cheias de significado aparece por cá, lê os livros, vê as ilustrações e acompanha a exposição … vais gostar e surpreender-te.
Podes ainda consultar na biblioteca outros livros ilustrados pela artista e se quiseres saber mais segue o seu blogue - http://ilustrasim.blogspot.com/
Vale a pena!



Lançamento do livro "Uma questão de azul-escuro" de Margarida Fonseca Santos

No passado dia 4 de Novembro, tivemos na sede do Agrupamento, a escritora Margarida Fonseca Santos, que para além de nos brindar com a sua simpática e encantadora presença, lançou o seu último livro “Uma questão de azul-escuro”, da Gailivro. Este momento contou com a presença de alunos dos vários níveis de ensino, Encarregados de Educação, professores do Agrupamento, representante da Biblioteca Municipal e alguns professores bibliotecários do concelho.
Um grupo de alunos colaboradores da Biblioteca Escolar deu início ao evento com uma pequena representação, e a autora falou de como começou a escrever os seus livros e o que a levou a desenvolver este último. Seguiram-se as respostas às perguntas curiosas de miúdos e graúdos, desenrolaram-se novas histórias contadas pela autora (que todos esperam ver publicadas) e passou-se à habitual e interessante sessão de autógrafos.
Este livro, dirigido ao público mais jovem, fala-nos do bullying, dos medos com que devemos aprender a lidar e atitudes a ter para evitar determinado tipo de situações.



Quer saber a opinião da autora sobre o encontro?