Lançamento do livro "Uma questão de azul-escuro"

No próximo dia 4, pelas 18:00, decorrerá na EB 2,3 D. Maria II, o lançamento do último livro da escritora Margarida Fonseca Santos: Uma questão de Azul-escuro.


Sinopse
Luís insiste em não tirar o fato de treino, que se adequaria aos dias de inverno que já foram embora. A professora, ao chamá-lo de parte para o ajudar a despir a camisola, descobre um mundo de sofrimento tapado pelas mangas e calças compridas - um sofrimento azul-escuro, feito de nódoas negras, uma paralisia assustada e muitos segredos.

Aprender a lidar com a violência e conhecer as ajudas possíveis será o próximo passo. E este será dado por toda a turma.

Procura mais informações sobre a autora em:

Exposição das Histórias da República

Está patente na Biblioteca Escolar a exposição de trabalhos gráficos que serviram de base para a construção dos cinco e-books Histórias da República. Nesta coleção são narrados acontecimentos envolvendo personalidades famalicenses que estiveram ligadas à implantação da República Portuguesa, tais como: João Tomás, Bernardino Machado, Sousa Fernandes, Nuno Simões e Narciso Ferreira. O e-book 3 conta com um texto sobre a vida de Sousa Fernandes escrito por alunas da nossa escola. Vem ver e ler sobre esses famalicenses que fizeram história…. Aproveita também e compara os trabalhos expostos com os e-books realizados (procura nesta blogue).




Exposição de trabalhos dos Jardins-de-Infância

Os alunos dos jardins-de-infância do Agrupamento trabalharam imagens previamente escolhidas. As mesmas imagens deram origem a diferentes histórias e as histórias ajudaram na elaboração de diferentes livros e jogos. Durante a Semana Aberta os trabalhos estiveram expostos na nossa biblioteca.




Quadras de Santo António

Alguns alunos participaram no Concurso “Uma quadrazinha para o Santo António” promovido pela Biblioteca Municipal. Surgiram muitas, muitas quadras e aprendemos mais alguma coisa sobre o santo padroeiro de Famalicão depois de termos lido o livro Santo António e os Passarinhos. As Quadras serviram para enfeitar os manjericos que acompanharam o Santo António e a biografia de Fernando Pessoa. Sabias que existem alguns pontos comuns entre os dois?

Feira do livro

Realizou-se a Feira do Livro na nossa escola!!  Que bom poder folhear livros diferentes, ver as novidades e surpreendermo-nos com os temas, as ilustrações, as histórias…. Em exposição estiveram livros para todos os níveis de ensino e para os mais variados gostos. Aproveitando o mundo dos livros e a comemoração do Dia do Patrono, a 6 de Maio, foram entregues os prémios aos vencedores do Concurso o Melhor Leitor de Poesia nos 2º e 3º ciclos.


Um dia de Histórias com o Avô Pedro

Os alunos do 5º ano puderam participar, no dia 2 de Maio, na actividade “Um dia de Histórias com o Avô Pedro”, baseada no livro com o mesmo título, da escritora Isabel Pereira Santos, e dinamizada pela Dra. Ana, da Arte em Movimento. Os alunos reavivaram as matérias dadas em História e Geografia de Portugal sobre os Descobrimentos e relembraram que os avós são pessoas sábias e importantes na construção do nosso conhecimento. Num mês onde se dá particular ênfase à família, é sempre bom não esquecer esses nossos amigos mais velhos.



VIII Concurso de Poemas Ilustrados

O Concurso de Poemas Ilustrados, deste ano,  lançado pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, teve como tema os poemas do escritor António Manuel Couto Viana. Os alunos de 2º ciclo interessados puderam inscrever-se num workshop de ilustração dinamizado pela Biblioteca Escolar. As Ilustrações realizadas foram, todas elas, muito bonitas, tendo os alunos contactado com diferentes materiais, técnicas e livros sobre ilustração.O resultado foi …. trabalho premiado!
A vencedora do 6º ano de escolaridade foi uma aluna da nossa escola. Parabéns à Rita e a todos os alunos que participaram.



Leitura sem fronteiras

Os alunos do 5º A ouviram uma história tradicional da floresta amazónica contada pela Nádia Lima, O Monstro Assobiador, que favoreceu a abordagem dos problemas que algumas tribos dessa região enfrentam nos dias de hoje. Falou-se de alguns costumes brasileiros, bebeu-se guaraná e provou-se coco.
 


Os alunos do 6ºB por sua vez, ouviram com atenção o Andriy e o Cristopher lerem o conto russo O peixinho dourado, e um livro sobre a vida de Mozart. As leituras foram acompanhadas por um chocolate quente e alguns objectos característicos da Áustria e da Ucrânia.



A colaboradora da biblioteca, Meryam, participou mais uma vez nesta actividade com mais uma história das mil e uma noites. Ali-babá e os quarenta ladrões foi a história seleccionada para os alunos do 8ºA ouvirem e também um pretexto para saborear um chá de menta.


Na semana da leitura de 21 a 25 de Março os Jardins de Infância do Agrupamento desenvolveram várias actividades como forma de promover o gosto pelo livro e, despertar a curiosidade pelo mundo encantador da palavra e da magia.


                   

                                                 
No momento de partilhar a leitura, alunos de 1º ciclo visitaram Jardins-de-infância e vice-versa e mesmo quem ainda não conhece todas as letras leu, substituindo os pictogramas e as ilustrações por palavras.

Palestra "Da Nascente até à Foz

Para comemorar o Dia Mundial da Água e alertar os alunos para necessidade do uso sustentável desta, realizaram-se no dia 23 de Março várias sessões dinamizadas pelo grupo de Ciências da Natureza/ Naturais.
Estas sessões tiveram como oradora a Engenheira Lia Cardoso do CEAB e como tema “Da nascente até à Foz”.



Exposição "Linha, Ponto e Vírgula












Durante a semana da leitura e a prolongar-se até ao fim do 2º periodo, estará patente na biblioteca escolar a exposição de caricaturas de André Carrilho, intitulada LINHA, PONTO E VÌRGULA, propriedade do Centro de Estudos Camiliano. As caricaturas expostas são, na sua maior parte, de escritores Portugueses. A Biblioteca acompanha esta exposição com alguns livros dos autores para verificarmos se a letra diz com a careta …

Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 1º ciclo

No dia 25 de Março teve lugar o concurso “O Melhor Leitor de Poesia” do 1º ciclo, dividido em duas categorias: Letra Pequena, para os 1º e 2º anos, e Letra Grande, para os 3º e 4º anos. Cada escola apresentou um concorrente para cada uma das referidas categorias.



Os vencedores foram:

 

Beatriz Faria da Silva – 2º ano;

Mariana Borges Machado Carvalho - 2º ano;

Bruna Monteiro Matos – 3º ano.


 

Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 2º e 3º ciclos

O concurso “O Melhor Leitor de Poesia” destinado aos 2º e 3º ciclos decorreu no dia 23 de Março. Foram muitos e bons aqueles que quiseram mostrar os seus dotes, pelo que o Júri teve muita dificuldade em atribuir os primeiros lugares. Os eleitos foram:

Mafalda Bianchi Pimentel de Melo – 5º ano, turma B
José Eduardo Azevedo – 6º ano, turma D
Laura Lima – 7º ano, turma B
Meryem Carneiro Costa – 8º ano, turma A
Telmo Araújo – 9º ano, turma A






































A semana da leitura 2011 esteve em destaque
no site do PNL - aqui

Era uma vez......


Os alunos dos Jardins-de-infância de Mouquim e de Brufe deslocaram-se à Biblioteca Escolar para ouvirem e contarem histórias. Quem disse que a Semana da Leitura é só para quem conhece as letras? Ouvimos a lengalenga A Velha e a Bicharada, contada pelas crianças de Mouquim e ouvimos a história da Carochinha, de Luísa Ducla Soares. Por sua vez, captando a atenção da plateia, o Francisco contou a história do Dragão na Banheira e o par Tatiana e Rita contaram-nos Não Faz Mal Ser Diferente. Foi uma manhã em cheio !!!