Leitura sem fronteiras

Os alunos do 5º A ouviram uma história tradicional da floresta amazónica contada pela Nádia Lima, O Monstro Assobiador, que favoreceu a abordagem dos problemas que algumas tribos dessa região enfrentam nos dias de hoje. Falou-se de alguns costumes brasileiros, bebeu-se guaraná e provou-se coco.
 


Os alunos do 6ºB por sua vez, ouviram com atenção o Andriy e o Cristopher lerem o conto russo O peixinho dourado, e um livro sobre a vida de Mozart. As leituras foram acompanhadas por um chocolate quente e alguns objectos característicos da Áustria e da Ucrânia.



A colaboradora da biblioteca, Meryam, participou mais uma vez nesta actividade com mais uma história das mil e uma noites. Ali-babá e os quarenta ladrões foi a história seleccionada para os alunos do 8ºA ouvirem e também um pretexto para saborear um chá de menta.


Na semana da leitura de 21 a 25 de Março os Jardins de Infância do Agrupamento desenvolveram várias actividades como forma de promover o gosto pelo livro e, despertar a curiosidade pelo mundo encantador da palavra e da magia.


                   

                                                 
No momento de partilhar a leitura, alunos de 1º ciclo visitaram Jardins-de-infância e vice-versa e mesmo quem ainda não conhece todas as letras leu, substituindo os pictogramas e as ilustrações por palavras.

Palestra "Da Nascente até à Foz

Para comemorar o Dia Mundial da Água e alertar os alunos para necessidade do uso sustentável desta, realizaram-se no dia 23 de Março várias sessões dinamizadas pelo grupo de Ciências da Natureza/ Naturais.
Estas sessões tiveram como oradora a Engenheira Lia Cardoso do CEAB e como tema “Da nascente até à Foz”.



Exposição "Linha, Ponto e Vírgula












Durante a semana da leitura e a prolongar-se até ao fim do 2º periodo, estará patente na biblioteca escolar a exposição de caricaturas de André Carrilho, intitulada LINHA, PONTO E VÌRGULA, propriedade do Centro de Estudos Camiliano. As caricaturas expostas são, na sua maior parte, de escritores Portugueses. A Biblioteca acompanha esta exposição com alguns livros dos autores para verificarmos se a letra diz com a careta …

Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 1º ciclo

No dia 25 de Março teve lugar o concurso “O Melhor Leitor de Poesia” do 1º ciclo, dividido em duas categorias: Letra Pequena, para os 1º e 2º anos, e Letra Grande, para os 3º e 4º anos. Cada escola apresentou um concorrente para cada uma das referidas categorias.



Os vencedores foram:

 

Beatriz Faria da Silva – 2º ano;

Mariana Borges Machado Carvalho - 2º ano;

Bruna Monteiro Matos – 3º ano.


 

Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 2º e 3º ciclos

O concurso “O Melhor Leitor de Poesia” destinado aos 2º e 3º ciclos decorreu no dia 23 de Março. Foram muitos e bons aqueles que quiseram mostrar os seus dotes, pelo que o Júri teve muita dificuldade em atribuir os primeiros lugares. Os eleitos foram:

Mafalda Bianchi Pimentel de Melo – 5º ano, turma B
José Eduardo Azevedo – 6º ano, turma D
Laura Lima – 7º ano, turma B
Meryem Carneiro Costa – 8º ano, turma A
Telmo Araújo – 9º ano, turma A






































A semana da leitura 2011 esteve em destaque
no site do PNL - aqui

Era uma vez......


Os alunos dos Jardins-de-infância de Mouquim e de Brufe deslocaram-se à Biblioteca Escolar para ouvirem e contarem histórias. Quem disse que a Semana da Leitura é só para quem conhece as letras? Ouvimos a lengalenga A Velha e a Bicharada, contada pelas crianças de Mouquim e ouvimos a história da Carochinha, de Luísa Ducla Soares. Por sua vez, captando a atenção da plateia, o Francisco contou a história do Dragão na Banheira e o par Tatiana e Rita contaram-nos Não Faz Mal Ser Diferente. Foi uma manhã em cheio !!!

 

Encontro com o escritor .... Filipe Faria

A Biblioteca Escolar e o PNL iniciaram a Semana da Leitura com o encontro entre o escritor Filipe Faria e alunos de oitavo e de nono ano. Apesar de ser um escritor muito jovem, foi vencedor do Prémio Branquinho da Fonseca (2001), da organização da Fundação Calouste Gulbenkian e do Jornal Expresso, e do Prémio Matilde Rosa Araújo - Revelação na Literatura Infantil e Juvenil (2002).


Filipe Faria começou por nos falar do “nascimento” do seu primeiro livro - A Manopla de Karastha (prémio Branquinho da Fonseca) – o primeiro dos sete volumes das Crónicas de Allaryia,- do seu fascínio pela literatura fantástica e pela Idade Média. Revelou-nos também que a descoberta do livro A Tolkien Bestiary, na biblioteca da sua escola, durante o 8º ano, foi de extrema importância para o tipo de trabalho que hoje desenvolve.

Convidamos-te a ler as obras deste autor para veres como a literatura também pode ser fantástica !!!

Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão lança e-books


Durante a Semana da Leitura foi lançada a colecção Histórias da República, constituída por cinco e-books. As Histórias narram acontecimentos envolvendo personalidades famalicenses que estiveram ligadas à implantação da República Portuguesa, tais como: João Tomás, Bernardino Machado, Sousa Fernandes, Nuno Simões e Narciso Ferreira.

Esta colecção é o resultado do trabalho efectuado por alunos e professores nas escolas/bibliotecas do concelho de Vila Nova de Famalicão. A nossa escola participou com uma das histórias de Sousa Fernandes (e-book 3) elaborada pelas alunas Alice Pinheiro, Bruna Silva e Francisca Oliveira, que no passado ano frequentaram o 6º ano. A ilustração destas histórias e a criação dos cinco e-books esteve a cargo dos alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia Riba d’Ave e os livros digitais foram alojados na Internet pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Myebook - Histórias da República -1 - click here to open my ebookMyebook - Histórias da República -2 - click here to open my ebook    Myebook - Histórias da República - 3 - click here to open my ebook  Myebook - Histórias da República - 4 - click here to open my ebook         Myebook - Histórias da República - 5 - click here to open my ebook



Comemoração do Dia Internacional da Protecção Civil


O Clube de Protecção Civil comemorou o dia Internacional da Protecção Civil, com a apresentação de uma peça de teatro, com o título “Os pestinhas, … mas sempre protegidos”. Decorreu em simultâneo uma exposição de divulgação da Protecção Civil e das actividades realizadas pelo clube.

A actividade contou com a presença do Sr. Aires Barroso e Drª Vânia representantes da Protecção Civil Concelhia.



Encontro de Pequenos com "O Pequeno Azul e o Pequeno Amarelo"

Recebemos no dia 28 de Fevereiro um grupo encantador de crianças da instituição Mais Plural na nossa biblioteca. Fizemos uma, muito breve, apresentação da biblioteca, lemos o livro “O Pequeno Azul e o Pequeno Amarelo” na companhia de bolinhas de plasticina. E não é que, como por magia, apareceu uma bolinha verde depois de um abraço apertadinho do Pequeno Azul e do Pequeno Amarelo?

Demorou muito pouco para que os nossos pequenos ouvintes quisessem verificar os abraços com outras cores.




Actividade "Sopa de Letras"

Os alunos do 3º Ano da Escola de Requião participaram na Actividade de “Sopa de Letras”, promovida pela Biblioteca Municipal.
Na sopa de letras, os alunos tiveram de encontrar o nome de autores portugueses. Depois tiveram que procurar na Biblioteca um livro que cada um desses autores tenha publicado e registá-lo.



Workshop

No dia 23 de Fevereiro, realizou-se na Biblioteca Escolar o “Workshop de Voz”, dinamizado pela ACIP, em parceria com o Agrupamento de Escolas D. Maria II que contou com uma vasta plateia de profissionais interessados em fazer bom uso deste precioso instrumento.



Encontro com o Ilustrador Álvaro Pecegueiro

No dia 22 de Fevereiro o ilustrador, Álvaro Pecegueiro, visitou a nossa Biblioteca de Requião.
Depois de uma breve conversa, o ilustrador propôs aos alunos que tentassem reproduzir numa folha de papel aquilo que ele iria fazer, ou seja desenhar algumas personagens e acção do livro “O Anjo do Lago”. As crianças apoiaram-se num jogo de imagens, símbolos e traços, que deram lugar a um código iconográfico. Logicamente sentiram-se acomodadas e copiaram o registo gráfico, mas realmente para alguns, o resultado careceu de valor artístico, para outros mostrou-se como uma revelação.
Embora a cópia não promove nem a habilidade, nem a criatividade, procuramos com esta actividade facilitar as condições e estratégias cognitivas ou estéticas, que estimulam a arte de ilustrar.






Comemoração do S. Valentim

O Amor ontem, hoje e sempre!...

Acedendo ao convite que lhe fizemos, no dia 15 de Fevereiro, na biblioteca da nossa escola, alguns alunos do 9º ano conseguiram levar-nos em viagem pelos trilhos do amor… Assim, com a certeza dada pelo que já sentem em seus corações, mostraram como se foi amando em português, declamando e musicando poemas diversos. Começando pela Poesia Trovadoresca, passaram pelos mais ilustres poetas e chegaram até figuras da actualidade. Tudo isto para cantar esse que foi, é e será o mais nobre dos sentimentos; O AMOR.