Exposição

A exposição que acompanhou o Dia dos Namorados, foi feita com trabalhos realizados por alunos que no passado ano frequentaram o 7º ano, e que estiveram presentes no Concurso “Olhar Helena e Arpad” organizado pela APECV. Os trabalhos apresentados foram elaborados a partir do reaproveitamento de componentes dos computadores velhos na disciplina de Educação Visual.








“Helena Vieira e Arpad são a mais bela história de amor e pintura que conheci”
Mário Cesáryny

Encontro com o escritor João Manuel Ribeiro


No dia 10 de Fevereiro, uma turma de 5º ano e outra de 6º deslocaram-se à Biblioteca Municipal, para se encontrarem com o escritor João Manuel Ribeiro. Este apresentou as suas obras, explicou como surgiram e leu trechos de algumas delas. Entre os livros mais apreciados pelo público destacaram-se obras como Rondel de Rimas para meninos e meninas, (Im)Provérbios e Poemas da Bicharada. Houve espaço para os alunos colocarem questões, algumas delas muito curiosas, e antes do regresso à escola todos os alunos puderam receber um marcador de páginas e/ou um livro adquirido com o autógrafo do escritor.

Queres ouvir excertos da obra (Im)Provérbios?
Procura nas nossas prateleira de livros digitais.



Palestra sobre Cultura Castreja e Romanização

O grupo de História a Geografia de Portugal, organizou para o dia 3 de Fevereiro uma palestra sobre Cultura Castreja e Romanização no Concelho de V. N. Famalicão. Esta palestra, dirigida aos alunos do 5º ano, foi dinamizada pela Arqueóloga Dra. Felisbela Oliveira. Além de terem tido a oportunidade de conhecerem património histórico local, foi com interesse que os alunos manusearam alguns vestígios do período em foco.



Atelier de Ilustração

Os alunos do 2º Ano da Escola de Requião participaram num “Atelier de Ilustração”promovido pela Biblioteca Municipal.
Partindo do excerto do conto “Fenómenos de Capoeira”, cada criança, ilustrou a sua parte, posteriormente organizaram-se as várias ilustrações realizadas pelos alunos, de modo a ficar com o conto ilustrado.



Comemoração do Dia dos Reis

O Dia de Reis celebrou-se a 6 de Janeiro, onde se assinalou a data em que os três Reis Magos (Gaspar, Melchior e Baltasar) foram visitar e dar oferendas ao Menino Jesus. Deram-lhe ouro, incenso e mirra. Para isso os alunos da escola EB1/JI de Requião assistiram na Biblioteca da Escola ao filme animado A viagem dos Três Reis Magos”, onde se explica todo o percurso feito pelos Três Reis Magos para visitar o Menino Jesus.


Parlamento Jovem

No passado dia 17, recebemos a visita da Deputada Francisca Almeida, no âmbito do Concurso Parlamento dos Jovens. A sessão esclareceu delegados e subdelegados das turmas, elementos das diversas listas da escola, e ainda outros dos nossos alunos que quiseram tomar conhecimento do modo como se organiza e funciona o Parlamento em Portugal.




Exposição de Auto-retratos

Alguns dos auto-retratos realizados por alunos de 9º ano na disciplina de Educação Visual fora expostos na Biblioteca Escolar D. Maria II. Os trabalhos foram apresentados em diferentes suportes, evidenciando muita criatividade e mostrando um pouco a forma como cada um dos nossos artistas se vê. Uma exposição a não perder!

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
A photo slideshow by Smilebox

"Bullying e Ciberbullying"

No dia 11 de Janeiro, realizou-se na Biblioteca Escolar da E.B. 2,3 D. Maria II , um colóquio sobre “Bullying e Ciberbullying” tendo como oradores o filósofo Francisco Oliveira, a psicóloga Andreia Costa e o sociólogo Jorge Santos. Dada a sua actualidade e importância, o tema cativou os delegados e subdelegados de todas as turmas, os elementos das listas A e B, candidatas ao Parlamento dos Jovens, e os Representantes de algumas Associações de Pais do Agrupamento.





À volta do Pai Natal


Todos os alunos de 5º e 6º anos puderam ouvir uma história de Natal na Biblioteca. Os livros seleccionados foram: “O Pai Natal que não comia queijo” de Isabel Zambujal e “ Há Sempre Uma Estrela no Natal” de Luísa Ducla Soares.
A actividade de leitura foi acompanhada pelos animadores Hélder Silva e Andreia Matos que agradavelmente complementaram as leituras, fazendo a ponte entre a realidade e o imaginário vivido por nós nesta quadra Natalícia.




Tiago Salgueiro nas EB1/JI do Agrupamento

Nos dias 7, 10 e 13 de Dezembro, o escritor Tiago Salgueiro visitou a maior parte das escolas do 1º ciclo e alguns Jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas D. Maria II. Nesta visita o escritor explicou-nos como cria as suas histórias, apresentou-nos algumas das personagens dos seus livros e ficámos a conhecer, entre outros, o Pipim e o Jupo.
Também ficámos a saber que o nome de Tiago Salgueiro é o pseudónimo usado por José Saraiva enquanto escritor, usando o seu nome próprio, José Saraiva, como ilustrador de livros. Ainda sobre esta matéria, o ilustrador ensinou alguns dos truques usados na ilustração dos seus livros.
E porque ler é divertido, ainda foram lidas pelo nosso público algumas anedotas “ilustradas” que fizeram rir as plateias.

 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No passado dia três, assinalou-se, na Biblioteca, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, numa iniciativa promovida pela equipa de Educação Especial do nosso Agrupamento. Foi extraordinária a coragem de um dos convidados presentes, que, num testemunho emocionante, se referiu ao acidente de que foi vítima e as consequentes dificuldades que esse episódio lhe trouxe, conseguindo alertar os presentes para o facto de que “isto não é algo que só acontece aos outros”, ao mesmo tempo que os fez reflectir sobre a importância de colaborarmos de modo a minimizarmos as dificuldades das pessoas com deficiência. Neste mesmo sentido, a presença do Paulo Alexandre, um aluno nosso com Necessidades Educativas Especiais, foi um alerta para a urgente necessidade de se proceder ao melhoramento das condições de mobilidade na escola.






Gostaríamos de deixar aqui um apelo: todos podemos contribuir para ajudar a melhorar o dia-a-dia dos cidadãos portadores de deficiência. Contamos contigo!


Feira do Livro

Está em curso, na biblioteca da Escola Sede e na EB1 de S. Martinho, a Feira do Livro. Esta decorrerá até ao dia dez de Dezembro.



Comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas

A biblioteca organizou pequenos Workshops através dos quais os alunos puderam realizar actividades de escrita, de matemática, de ciências, de artes e, até, truques de magia! Estamos convictos de que estes Workshops alcançaram os objectivos visados: fomentar a exploração dos diversos livros existentes na biblioteca, provando que a leitura é formativa, informativa e… divertida!



Por considerarmos adequado, aproveitámos este dia para a entrega dos livros oferecidos pelo PNL aos alunos de 5º ano no âmbito da iniciativa Ler+ para vencer.

O clube da Floresta está de volta!

O Clube da Floresta continua a funcionar. Este ano começou com uma sessão de esclarecimento sobre a importância da Floresta na prevenção de catástrofes naturais.

Centenário da República

Como não poderia deixar de ser, na biblioteca também assinalámos o Centenário da República procurando mostrar aos mais curiosos como tudo aconteceu. Assim, demos vida a alguns dos livros das nossas estantes abrindo-os, num convite à sua leitura. Além disso fizemos uma pequena exposição de imagens e de documentos da época, de entre os quais destacamos os vários exemplares de um jornal de então, reunidos numa fantástica encadernação, que monopolizou as atenções de todos, permitindo-lhes como que visualizar a sociedade da altura e os seus costumes.