FEIRA DO LIVRO

De 3 a 7 de Maio, promovemos a Feira do Livro, nas bibliotecas do nosso Agrupamento, iniciativa da responsabilidade do PNL e da equipa das referidas bibliotecas.











 

 Assim, logo no primeiro dia, foi com entusiasmo que recebemos o escritor Nuno Magalhães Guedes, autor da colecção juvenil “Objectivo Golo”, que, pela sua simpatia, conseguiu cativar a atenção dos nossos alunos e conquistar mais alguns fãs.













Pretendendo integrar-nos na comemoração do “Dia do Patrono”, no segundo dia, realizámos a feira no espaço exterior ao edifício escolar, facto que nos permitiu concluir que os alunos não gostam apenas de ver os livros; gostam de os manusear para melhor os sentir. 
O balanço a fazer desta actividade é, sem dúvida, bastante positivo, podendo mesmo dizer-se que as nossas expectativas foram superadas, o que nos incentiva a trabalhar para termos cada vez mais e melhores leitores.

23 de Abril - Dia Mundial do Livro

Quisemos comemorar este dia e oferecemos, para quem quis, flores brancas que poderiam ser trocadas por livros requisitados na biblioteca da nossa escola. Fizemos um cartaz alusivo ao livro, mencionando algumas curiosidades sobre o mesmo, e realizamos também uma pequena exposição sobre a evolução do livro até aos dias de hoje.





E porque os livros têm, por vezes, a companhia de um marca-páginas, aproveitámos e expusemos alguns exemplares, concebidos e executados pelos alunos do 7º ano, com a figura do patrono da nossa Escola - D. Maria II.


Encontro na Biblioteca Municipal com ..... Pedro Seromenho.

No dia 20 de Abril, alunos de oitavo ano deslocaram-se à Biblioteca Municipal para conhecer melhor o escritor Pedro Seromenho e sua obra. Foi feita a apresentação do livro "900 - História de um Rei" e deliciámo-nos com algumas ilustrações, também elas do autor.
Pedro Seromenho brindou-nos também com um bonito desenho que foi ganhando forma à medida que percorríamos a nossa criatividade.













Palestra “A importância da Floresta e as Espécies Autóctones”




Ainda em Março, tivemos uma exposição de cartazes elaborados pelos alunos de 6º e 8º anos sob proposta das áreas curriculares de Ciências Naturais/Natureza, divulgando informação relevante sobre algumas espécies. Como complemento desta iniciativa recebemos, a 22 deste mês, a Dra Ana Silva, do CEAB, que nos permitiu melhorar consideravelmente os conhecimentos dentro daquela área.

Workshop de Cerâmica Fria




A 9 de Março a Biblioteca é espaço para receber a artesã Cristina Aguiar, no âmbito da actividade "Um dia com..." desenvolvida pelo grupo de Educação Visual. Todos os alunos de 8º ano tiveram a oportunidade de contactarem com um novo material e conhecerem os processos de trabalhar a cerâmica a frio.

Com a Leitura também se Brinca.


“Com a Leitura também se Brinca” foi uma actividade desenvolvida nos dias 4 e 5 de Março, integrada na Semana da Leitura e dirigida a crianças do Pré-escolar. As crianças foram convidadas a visitar a Biblioteca Escolar da sede do Agrupamento, onde foi lido o livro “A que sabe a Lua”, de Michael Grejniec. Posteriormente os alunos fizeram um desenho sobre a história lida. Os resultados foram muito interessantes e descobrimos alguns talentos.

Semana da Leitura - Concurso de Leitura do 1º, 2º e 3º Ciclos

De 1 a 5 de Março vivemos a SEMANA DA LEITURA, em que se procedeu à leitura expressiva de textos diversos durante as aulas, de acordo com as sugestões apresentadas pelos professores e pelos alunos, e ao Concurso de Poesia, alargado aos discentes dos diferentes ciclos. Destacamos, com enorme satisfação, o facto de este concurso ter merecido a participação de um número bastante significativo de alunos, que tendo dado o seu melhor, tornaram a tarefa do nosso júri um pouco difícil!...
De qualquer forma, os vencedores foram:

Inês Rocha - 1º ciclo
Sofia Machado - 2º ciclo
Bárbara Cruzeiro - 3º ciclo


CONCURSO "O MELHOR LEITOR DE POESIA" - 1º Ciclo

 

CONCURSO "O MELHOR LEITOR DE POESIA" - 2º Ciclo

CONCURSO "O MELHOR LEITOR DE POESIA" - 3º Ciclo

Semana da Protecção Civil





A Semana da Protecção Civil foi comemorada na Escola D. Maria II. A 3 de Março a Biblioteca Escolar contou com a presença do Vereador da Segurança da Câmara Municipal de V.N.F., Dr. Ricardo Mendes, com os responsáveis da Protecção Civil do Concelho, Sr. Aires Barroso e Dra. Vânia. A actividade foi dinamizada pelo Clube da Protecção Civil.

Inaguração Oficial da Biblioteca de Requião

No dia 2 de Março vivemos um momento marcante na história do nosso Agrupamento: o "nascimento" da Biblioteca da EB1/JI de Requião! Trata-se de um espaço que conta com, aproximadamente, 60m², distribuidos pelas seguintes áreas: recepção, leitura geral, leitura informal, audiovisual e multimédia.
Na inauguração estiveram presentes o vereador da cultura, Dr. Paulo Cunha, o vereador da Educação, Dr. Leonel Rocha, a representante da DREN, Dra. Carla Tavares, o Coordenador Concelhio das Bibliotecas Escolares, António Pires, os representantes da Biblioteca Municipal, o Presidente da Junta de Freguesia de Requião, o Presidente da Assembleia de Freguesia, o Presidente da Associação de Pais e o Pároco de Requião.

Um dos momentos altos deste evento foi a excelente participação dos alunos, em que salientamos a dança realizada por uma aluna do pré-escolar e o recital de poesia, acompanhado ao som do violino por alunos do 1º ciclo.


Vinda da escritora Susana Margarido


A Biblioteca Escolar de Requião recebeu no dia 25 de Fevereiro a escritora Susana Margarido. Nesta actividade participaram todos os alunos da E.B.1/JI de Requião e ficaram maravilhados com a história de uma avó, sua neta e o poder mágico da ternura, contada pela própria escritora. Susana Margarido encantou alunos, professores e encarregados de educação. Ao fim da manhã autografou as obras, algumas delas adquiridas na feira do livro aberta a toda a comunidade escolar de 24 de fevereiro a 7 de Março.

 

Susana Margarido é uma escritora Açoriana que conta com alguns livros infanto-juvenis dos quais destacamos Minha Querida Avó e um Natal Encantado.

Corações..... corações..... e mais corações!!


No presente mês de Fevereiro deixámos que o Amor voltasse a inundar-nos, comemorando o “Dia dos Namorados” com uma mostra que pretendeu ilustrar a presença desta temática nas diversas Artes (Literatura, Pintura, Música, Cinema,..). Como se impõe, fizemos questão de apelar à criatividade individual dos elementos da comunidade educativa, convidando-os a passarem para o papel o que o “espírito do amor” lhes ditasse e ... descobrimos alguns talentos!

Parlamento Jovem na Biblioteca da D. Maria II




No dia dezoito de Janeiro, a BE acolheu o “Parlamento Jovem”, onde os alunos puderam contactar directamente com o Deputado Nuno Sá, perceber o funcionamento do Parlamento e falar sobre sexualidade. Naquele mesmo mês, o nosso espaço embelezou-se com fantásticos trabalhos realizados pelos discentes, no âmbito da actividade “Auto-retrato” proposta por Educação Visual.


Exposição de auto-retratos

O espaço da Biblioteca Escolar foi embelezado por alguns dos auto-retratos elaborados pelos alunos de 9º ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual. A exposição contou com trabalhos elaborados com diferentes materiais. Os suportes usados vão das telas pintadas a óleo, ás esculturas em arame, passando por projecções multimédia.


Leitura do livro "Mariluz Avestruz" na Biblioteca da EB1/JI de Requião

Ninguém dá prendas ao Pai Natal



A turma 5ºD presenteou uma atenta plateia de alunos do 6º ano com a dramatização da peça “NINGUÉM DÁ PRESENTES AO PAI NATAL”. Esta dramatização resulta da parceria entre a Biblioteca  Escolar e PNL.