Mostrar mensagens com a etiqueta Promoção da Leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Promoção da Leitura. Mostrar todas as mensagens

Era uma vez...

A atividade “Era uma vez…” , realizada no âmbito da Semana da Leitura, é dirigida a crianças do Agrupamento em idade pré-escolar e realizada em articulação com alguns jardins-de-infância. Este ano, contámos com a presença das crianças dos JI de Brufe, Lemenhe e Mouquim. Cada um dos grupos apresentou aos restantes uma história trabalhada na sala.
Iniciamos a sessão com um poema trazido pelas crianças de Mouquim… e descobrimos que existem diferentes maneiras de lermos um texto.
 
 
 
 
De seguida, foi feita a leitura do livro “Os ovos misteriosos”, pelas crianças de Lemenhe, e ficámos a saber que dos ovos podem nascer animais que voam, rastejam ou nadam…. Foi uma descoberta maravilhosa!!
 
 
 
Foi então a vez de lermos uma lengalenga trazida pelas crianças de Brufe. Afixados dois enormes painéis com letras e pictogramas, começamos a ler o que lá estava. Não foi nada difícil.
 
 
 
 
No fim da sessão ainda remámos, ora depressa, ora devagar, para atracarmos junto a um pequeno porto cheio de barquinhos que transportavam uma doce surpresa.
 
E para não nos esquecermos de ler nesse mar de palavras, todos levaram um barco consigo. Naveguem bem, amiguinhos!!







O Segredo da Caixa


Nos dias 29 de janeiro e no dia 5 de fevereiro assistiram ao espetáculo “O Segredo da Caixa” os alunos de 1º ciclo do Centro escolar Louro-Mouquim e das escolas de Cruz, Lagarinhos e Carvalho.
Termina esta atividade no agrupamento. Já havíamos falado dela aquando das suas primeiras sessões, mas julgámos necessário apresentar alguns dos melhores momentos após o seu término. Fica o registo e o nosso agradecimento à Biblioteca Municipal e à Fértil por todos os momentos vividos.





Aguardamos novas visitas para ouvir novas histórias e conhecer novas personagens tão interessantes como o rato Hilário, o Camilo ou o gato Malhado.

Encontro com ... Margarida Fonseca Santos



Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, como vem sendo habitual nos últimos anos, o nosso Agrupamento levou a cabo a actividade Encontro com o escritor, que, desta vez, trouxe até nós Margarida Fonseca Santos, cujas obras têm obtido grande aceitação junto dos nossos alunos.
Após ter visitado algumas escolas de 1º ciclo, nomeadamente as de Gavião, Carvalho, Mões, Requião, V. S. Marinho, Cruz, Louro, Mouquim e Lemenhe, a escritora esteve também na BE da escola sede do Agrupamento. Deixando perceber a sua facilidade em comunicar, a escritora captou a atenção dos ouvintes, desde os mais miúdos aos mais graúdos, propondo-lhes alguns desafios, falando-lhes da sua relação com a escrita e da forma como se veio a envolver profissionalmente com esta.


 
Gostaríamos de deixar uma palavra de agradecimento a Margarida Fonseca Santos por nos ter permitido conhecê-la pessoalmente, de uma forma tão agradável, e esperamos que ela tenha apreciado o modo como a recebemos na nossa “segunda casa” e que tenha cativado futuros escritores.
Fazemos questão de deixar algumas sugestões que nos permitirão acompanhar o trabalho da escritora:
 

Gostas de Ler?





 
Filme produzido pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão, apresentado no
V Encontro das Bibliotecas Escolares no dia 7 de dezembro de 2012.
 
Obrigada a todos os leitores que contribuíram com a sua opinião!!

O Segredo da Caixa

No âmbito da comemoração dos 100 anos da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão, a escola sede do Agrupamento D. Maria II proporcionou aos alunos do 1º ciclo de Gavião uma peça de teatro intitulada “O Segredo da Caixa”, numa co-produção Fértil- Associação Cultural e Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Foi visível o entusiasmo com que o público assistiu a este espectáculo que lhes revelou “o segredo dos labirintos” do espaço em comemoração, ao qual damos os parabéns.
 


Feira do livro


Decorreu no átrio principal da escola mais uma feira do livro dinamizada pela Biblioteca Escolar, PNL e Departamento de Línguas, em parceria com a Culturminho. Muitos foram os visitantes que aproveitaram para dar uma olhadela e folhear os livros expostos.




Encontro com o escritor Pedro Leitão


O autor e ilustrador Pedro Leitão esteve em todas as escolas de 1º ciclo e na maior parte dos jardins do Agrupamento. A visita do autor decorreu nos dias 2, 3 e 4 de Maio. Tivemos contacto com as aventuras de Zé Leitão, Maria Cavalinho e Filipe Cavalinho Leitão a partir dos livros “A Praia da Rocha Amarela” e “ O Super Leitão Cor de Laranja”, dois dos cinco livros que compõem a coleção. Os livros, em banda desenhada, contam as aventuras de uma família muito especial. No encontro com o autor, ficámos a saber que para além de gostar muito de banda desenhada, aprecia fazer surf, faz teatro e tem uma Bedeteca com imensos livros.







Visite também: Blogue do JI de Gavião
Blogue do 1º/JI de Mouquim

Encontro com a escritora Renata Falcão

A jovem escritora Renata Falcão, esteve hoje, dia 14 de março, na nossa biblioteca. Esperavam-na todos os alunos de 9º ano. Renata Falcão é estudante e publicou o seu primeiro livro, “Bianca”, em 2011. Um pequeno filme sobre dança deu o mote para iniciar o encontro com a escritora e a sua obra. Entre muitas outras coisas, ficámos a saber como ela se relacionava com a leitura quando mais jovem, quando e como decidiu escrever e de que fala este livro. Os alunos ficaram curiosos.
Renata está a escrever um novo romance que esperamos ler muito em breve.


Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 2º e 3º ciclos

Este concurso, decorreu durante todo o dia de 13 de março e contou com a participação de setenta alunos de 2º e 3º ciclos. Leram-se poemas de autores de expressão Portuguesa dos mais variados temas e a seleção dos melhores foi tão difícil, que o júri teve que enveredar pela atribuição de menções honrosas.
Parabéns a todos os concorrentes!


Alunos do 2º ciclo









Alunos de 3º ciclo





Vencedores



5º Ano
1º Lugar:
Bárbara Freitas (5ºD)
Menção honrosa:
Daniela Faria (5ºD)
6º Ano
1º Lugar (Ex quo)
Rui Miguel Faria (6ºB)
Mafalda Bianchi (6ºB)
Menção Honrosa:
João Martin Juncal (6ºD)
André Gomes (6ºE)
7º Ano
1º Lugar:
José Eduardo Azevedo (7ºD)
Menção honrosa:
Margarida Silva (7ºD)
8º Ano
1º Lugar:
Joana Barros (8ºB)
Menção honrosa:
Laura Lima (8ºB)

Juliana Pereira (8ºA)
9ºano
Menção honrosa:
Ana Filipa Silva (9ºD)
Nicole (9ºA), Nuno (9ºA), e Carol (7ºC)



No fim do dia e para fechar com chave de ouro, o professor António Sousa surpreendeu-nos com a declamação de dois poemas da sua autoria. – Obrigada!





Encontro com o escritor João Pedro Mésseder

O escritor João Pedro Mésseder, deslocou-se à nossa escola, para um encontro com alguns alunos dos quinto, sexto e sétimos anos. João pedro Mésserder falou sobre o que acredita ser importante enquanto escritor e da importância da palavra na produção dos seus textos.
As duas sessões foram preenchidas com leituras de algumas das suas poesias realizadas pelos alunos, com respostas a algumas perguntas colocadas pelos leitores e no fim de cada sessão, João Pedro Mésseder, presenteou os participantes com a leitura de dois contos do livro “Contos e Lendas de Portugal e do Mundo”, do qual é co-autor com Isabel Ramalhete.




Contar com a BE ... no JI de Gavião

O Jardim de Infância de Gavião foi visitado por dois alunos colaboradores da Biblioteca para lerem o livro “A que sabe a Lua?”. As Crianças aguardavam ansiosamente a nossa chegada. Depois abriu-se o livro e leu-se a história na tentativa de procurarmos descobrir qual o sabor daquele pedacinho de lua…. Hummm!!! Soube bem!!! Soube a momentos ternos e de partilha.




Leituras na aula e Famalicão a Ler

Como já vem sendo prática, a equipa do PNL e da BE disponibilizaram, durante toda a semana, uma seleção de livros e de textos para que os professores e alunos pudessem partilhar, em contexto de sala de aula, momentos de leitura ao longo da Semana da Leitura.
Esta iniciativa foi enriquecida, no dia 8 de março, com o desenvolvimento da atividade Famalicão a Ler, onde foram acrescentados aos recursos disponibilizados durante a semana, revistas e textos em suporte digital (alojados no blogue) de modo a promover a leitura no período compreendido entre as 10h15m e as 10h30m. Esta atividade foi desenvolvida em todo o concelho pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares/SABE.




Era uma vez...

No âmbito das atividades integradas na Semana da Leitura, os alunos dos Jardins de Infância de Brufe e de Mouquim estiveram na Biblioteca Escolar D. Maria II a 9 de março, para participarem na atividade “Era uma vez…”. As crianças do JI de Brufe, contaram a história O ET quer fazer xi-xi”, da sua autoria, às crianças de Mouquim. Por sua vez, as crianças deste jardim, contaram a história “ As amigas divertidas”.
Estes livros estão integrados na atividade “Histórias partilhadas” desenvolvida nos Jardins de Infância do Agrupamento.





Já com o tempo a chegar ao fim, ainda foram remexidos alguns livros existentes nas prateleiras. Alguns deles à espera das mãos de meninos que os querem bem e que conhecem irmãos gémeos a viverem nas suas minibibliotecas. Foi gratificante.

Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 1º ciclo


Realizou-se no passado dia 7 de março, o “Concurso do Melhor Leitor de Poesia” destinado aos alunos do 1º ciclo do agrupamento. Estiveram presentes dois representantes de cada escola, para concorrerem nas categorias de "Letra pequena" (1º/2º anos) e "Letra grande" (3º/4º anos). O concurso decorreu na biblioteca da escola sede na presença de um público muito interessado, entre os quais se encontravam alguns pais. Os pequenos leitores brilharam como “gente grande” e a tarefa mais difícil, foi mesmo encontrar os melhores leitores de poesia.




Vencedores
Duarte Fernandes Queiroz (2º ano de Armental)
Margarida Ribeiro Silva (4º ano de Requião)

Sentir e dizer o amor ao longo dos tempos

Pela segunda vez, foi desenvolvida a atividade “Sentir e dizer o amor ao longo dos tempos” com um grupo de alunos proveniente, maioritariamente, do 9º ano. Cantou-se e declamou-se poesia de autores Portugueses, desde D. Dinis até João Negreiros, passando por Luís de Camões, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Carlos Paião, entre outos. Os poemas foram acompanhados por imagens de pinturas referentes a cada época e pelos autorretratos realizados pelos alunos do 9º ano.






Contar com a BE no JI de Brufe

A 27 de Janeiro visitamos o Jardim de Infância de Brufe para lermos o livro “O pequeno Azul e o pequeno Amarelo”. Fomos recebidos com sorrisos simpáticos e olhares curiosos, na acolhedora biblioteca do Jardim. Montámos o cenário e lemos a história de dois pequenos com cores diferentes. Lida a história, fizeram-se experiências com outros pequenos de cores diversas e deu-se liberdade à imaginação…..

À volta do Pai Natal

Nesta quadra natalícia, sabe bem reunirmo-nos à volta de lareira e ouvir histórias que andam À volta do Pai Natal.  E foi isso que fizemos!! Montámos uma lareira e num ambiente acolhedor, todos os alunos de 2º ciclo ouviram uma história contada ora por alunos colaboradores da biblioteca, ora pelos elementos da equipa. Foram escolhidos os livros “O Pai Natal que não comia queijo” e “2 histórias de Natal”, de Isabel Zambujal e Alice Vieira, respetivamente.
Natal assim tem outro valor.
Click to play this Smilebox slideshow

Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Make a picture slideshow

Livro aberto e ..... vamos ler: RITA.

No dia 23 de Novembro recebemos um grupo de pequenos leitores da MAIS PLURAL que nos veio visitar. Decidimos preparar a surpresa….. LIVRO ABERTO …. E VAMOS LER: RITA.
Lemos o livro e um pequeno elefante ajudou a salvar a Rita e muitas outras… isto porque os elefantes e as borboletas também são amigos, apesar de tão diferentes.
Muitos foram aqueles que com todo o carinho apanharam as pequenas Ritas espalhadas e as levaram para casa com cuidado para que descansassem e recuperassem o folgo.





RITA | Autora: Rachel Chaundler; Ilustração de Bernardo Carvalho | Editor: OQO