Mostrar mensagens com a etiqueta Promoção da Leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Promoção da Leitura. Mostrar todas as mensagens

Feira do livro

Realizou-se a Feira do Livro na nossa escola!!  Que bom poder folhear livros diferentes, ver as novidades e surpreendermo-nos com os temas, as ilustrações, as histórias…. Em exposição estiveram livros para todos os níveis de ensino e para os mais variados gostos. Aproveitando o mundo dos livros e a comemoração do Dia do Patrono, a 6 de Maio, foram entregues os prémios aos vencedores do Concurso o Melhor Leitor de Poesia nos 2º e 3º ciclos.


Um dia de Histórias com o Avô Pedro

Os alunos do 5º ano puderam participar, no dia 2 de Maio, na actividade “Um dia de Histórias com o Avô Pedro”, baseada no livro com o mesmo título, da escritora Isabel Pereira Santos, e dinamizada pela Dra. Ana, da Arte em Movimento. Os alunos reavivaram as matérias dadas em História e Geografia de Portugal sobre os Descobrimentos e relembraram que os avós são pessoas sábias e importantes na construção do nosso conhecimento. Num mês onde se dá particular ênfase à família, é sempre bom não esquecer esses nossos amigos mais velhos.



Leitura sem fronteiras

Os alunos do 5º A ouviram uma história tradicional da floresta amazónica contada pela Nádia Lima, O Monstro Assobiador, que favoreceu a abordagem dos problemas que algumas tribos dessa região enfrentam nos dias de hoje. Falou-se de alguns costumes brasileiros, bebeu-se guaraná e provou-se coco.
 


Os alunos do 6ºB por sua vez, ouviram com atenção o Andriy e o Cristopher lerem o conto russo O peixinho dourado, e um livro sobre a vida de Mozart. As leituras foram acompanhadas por um chocolate quente e alguns objectos característicos da Áustria e da Ucrânia.



A colaboradora da biblioteca, Meryam, participou mais uma vez nesta actividade com mais uma história das mil e uma noites. Ali-babá e os quarenta ladrões foi a história seleccionada para os alunos do 8ºA ouvirem e também um pretexto para saborear um chá de menta.


Na semana da leitura de 21 a 25 de Março os Jardins de Infância do Agrupamento desenvolveram várias actividades como forma de promover o gosto pelo livro e, despertar a curiosidade pelo mundo encantador da palavra e da magia.


                   

                                                 
No momento de partilhar a leitura, alunos de 1º ciclo visitaram Jardins-de-infância e vice-versa e mesmo quem ainda não conhece todas as letras leu, substituindo os pictogramas e as ilustrações por palavras.

Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 1º ciclo

No dia 25 de Março teve lugar o concurso “O Melhor Leitor de Poesia” do 1º ciclo, dividido em duas categorias: Letra Pequena, para os 1º e 2º anos, e Letra Grande, para os 3º e 4º anos. Cada escola apresentou um concorrente para cada uma das referidas categorias.



Os vencedores foram:

 

Beatriz Faria da Silva – 2º ano;

Mariana Borges Machado Carvalho - 2º ano;

Bruna Monteiro Matos – 3º ano.


 

Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 2º e 3º ciclos

O concurso “O Melhor Leitor de Poesia” destinado aos 2º e 3º ciclos decorreu no dia 23 de Março. Foram muitos e bons aqueles que quiseram mostrar os seus dotes, pelo que o Júri teve muita dificuldade em atribuir os primeiros lugares. Os eleitos foram:

Mafalda Bianchi Pimentel de Melo – 5º ano, turma B
José Eduardo Azevedo – 6º ano, turma D
Laura Lima – 7º ano, turma B
Meryem Carneiro Costa – 8º ano, turma A
Telmo Araújo – 9º ano, turma A






































A semana da leitura 2011 esteve em destaque
no site do PNL - aqui

Era uma vez......


Os alunos dos Jardins-de-infância de Mouquim e de Brufe deslocaram-se à Biblioteca Escolar para ouvirem e contarem histórias. Quem disse que a Semana da Leitura é só para quem conhece as letras? Ouvimos a lengalenga A Velha e a Bicharada, contada pelas crianças de Mouquim e ouvimos a história da Carochinha, de Luísa Ducla Soares. Por sua vez, captando a atenção da plateia, o Francisco contou a história do Dragão na Banheira e o par Tatiana e Rita contaram-nos Não Faz Mal Ser Diferente. Foi uma manhã em cheio !!!

 

Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão lança e-books


Durante a Semana da Leitura foi lançada a colecção Histórias da República, constituída por cinco e-books. As Histórias narram acontecimentos envolvendo personalidades famalicenses que estiveram ligadas à implantação da República Portuguesa, tais como: João Tomás, Bernardino Machado, Sousa Fernandes, Nuno Simões e Narciso Ferreira.

Esta colecção é o resultado do trabalho efectuado por alunos e professores nas escolas/bibliotecas do concelho de Vila Nova de Famalicão. A nossa escola participou com uma das histórias de Sousa Fernandes (e-book 3) elaborada pelas alunas Alice Pinheiro, Bruna Silva e Francisca Oliveira, que no passado ano frequentaram o 6º ano. A ilustração destas histórias e a criação dos cinco e-books esteve a cargo dos alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia Riba d’Ave e os livros digitais foram alojados na Internet pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Myebook - Histórias da República -1 - click here to open my ebookMyebook - Histórias da República -2 - click here to open my ebook    Myebook - Histórias da República - 3 - click here to open my ebook  Myebook - Histórias da República - 4 - click here to open my ebook         Myebook - Histórias da República - 5 - click here to open my ebook



Encontro de Pequenos com "O Pequeno Azul e o Pequeno Amarelo"

Recebemos no dia 28 de Fevereiro um grupo encantador de crianças da instituição Mais Plural na nossa biblioteca. Fizemos uma, muito breve, apresentação da biblioteca, lemos o livro “O Pequeno Azul e o Pequeno Amarelo” na companhia de bolinhas de plasticina. E não é que, como por magia, apareceu uma bolinha verde depois de um abraço apertadinho do Pequeno Azul e do Pequeno Amarelo?

Demorou muito pouco para que os nossos pequenos ouvintes quisessem verificar os abraços com outras cores.




Comemoração do S. Valentim

O Amor ontem, hoje e sempre!...

Acedendo ao convite que lhe fizemos, no dia 15 de Fevereiro, na biblioteca da nossa escola, alguns alunos do 9º ano conseguiram levar-nos em viagem pelos trilhos do amor… Assim, com a certeza dada pelo que já sentem em seus corações, mostraram como se foi amando em português, declamando e musicando poemas diversos. Começando pela Poesia Trovadoresca, passaram pelos mais ilustres poetas e chegaram até figuras da actualidade. Tudo isto para cantar esse que foi, é e será o mais nobre dos sentimentos; O AMOR.


Comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas

A biblioteca organizou pequenos Workshops através dos quais os alunos puderam realizar actividades de escrita, de matemática, de ciências, de artes e, até, truques de magia! Estamos convictos de que estes Workshops alcançaram os objectivos visados: fomentar a exploração dos diversos livros existentes na biblioteca, provando que a leitura é formativa, informativa e… divertida!



Por considerarmos adequado, aproveitámos este dia para a entrega dos livros oferecidos pelo PNL aos alunos de 5º ano no âmbito da iniciativa Ler+ para vencer.

LEITURA SEM FRONTEIRAS

Na última semana de aulas, a biblioteca foi o espaço para se desenvolver a actividade “Leitura sem fronteiras”. Os alunos de nacionalidade estrangeira puderam falar de culturas diferentes da nossa e ler para os seus colegas histórias que lhes lembrassem o país onde nasceram. O ambiente foi criado e foi feita uma montra de livros.
A cultura Árabe despertou curiosidade… leram-se contos das “Mil e uma noites” e as “Aventuras de Abdy”.... e quem esteve presente ousou viajar.



Concurso LEITURAS

Os trabalhos resultantes do concurso Leituras, levado a cabo pelo grupo de trabalho das Bibliotecas de Famalicão, esteve exposto na nossa Biblioteca Escolar entre os dias 17 e 21 de Maio. Os textos criados por alunos das diferentes escolas e ilustrados por alunos da Didaxis foram objecto de interesse dos leitores que por aqui passaram. O texto que representou a nossa escola foi da autoria da aluna Inês Silva do 9º A.





Encontro com a escritora .... Manuela Monteiro

Foi com interesse que, no passado dia 20 de Maio, alguns alunos do segundo ciclo receberam a escritora Manuela Monteiro que deu a conhecer as suas fontes de inspiração e a sua obra, com particular destaque para “A Casa da Romãzeira”, onde se esconde um grande segredo.... Vamos descobri-lo?


FEIRA DO LIVRO

De 3 a 7 de Maio, promovemos a Feira do Livro, nas bibliotecas do nosso Agrupamento, iniciativa da responsabilidade do PNL e da equipa das referidas bibliotecas.











 

 Assim, logo no primeiro dia, foi com entusiasmo que recebemos o escritor Nuno Magalhães Guedes, autor da colecção juvenil “Objectivo Golo”, que, pela sua simpatia, conseguiu cativar a atenção dos nossos alunos e conquistar mais alguns fãs.













Pretendendo integrar-nos na comemoração do “Dia do Patrono”, no segundo dia, realizámos a feira no espaço exterior ao edifício escolar, facto que nos permitiu concluir que os alunos não gostam apenas de ver os livros; gostam de os manusear para melhor os sentir. 
O balanço a fazer desta actividade é, sem dúvida, bastante positivo, podendo mesmo dizer-se que as nossas expectativas foram superadas, o que nos incentiva a trabalhar para termos cada vez mais e melhores leitores.

23 de Abril - Dia Mundial do Livro

Quisemos comemorar este dia e oferecemos, para quem quis, flores brancas que poderiam ser trocadas por livros requisitados na biblioteca da nossa escola. Fizemos um cartaz alusivo ao livro, mencionando algumas curiosidades sobre o mesmo, e realizamos também uma pequena exposição sobre a evolução do livro até aos dias de hoje.





E porque os livros têm, por vezes, a companhia de um marca-páginas, aproveitámos e expusemos alguns exemplares, concebidos e executados pelos alunos do 7º ano, com a figura do patrono da nossa Escola - D. Maria II.