Mostrar mensagens com a etiqueta Exposição. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Exposição. Mostrar todas as mensagens

Exposição de Autorretratos

De 13 a 29 de fevereiro, a nossa biblioteca viu o seu espaço ser invadido por autorretratos realizados pelos alunos de 9º ano na disciplina de educação visual. Este ano os trabalhos refletem o modo como os alunos se autorretratam em termos emocionais e por isso foi escolhida uma data próxima do dia dos namorados para esta exposição. As técnicas e os suportes escolhidos para expressar os sentimentos são muito variados. Ficámos surpreendidos com os resultados!
Parabéns a todos aqueles que ousaram expressar os seus sentimentos.


Criar Recriando

Está patente na Biblioteca escolar D. Maria II, até ao dia 10 de fevereiro, a exposição de trabalhos realizados por alunos do 7º ano na disciplina de Educação Visual, no âmbito do trabalho “Criar recriando”. Nesta exposição poderás ver como os elementos da linguagem visual são tão importantes para comunicar e como podemos recriar obras de artistas plásticos conhecidos.

Aparece!


O nosso presépio…

Como resultado da visita à exposição de ilustrações da autoria de Gabriela Sotto Mayor, patente na biblioteca escolar em novembro, os alunos de 7º ano realizaram na disciplina de educação visual, no âmbito do trabalho “do velho se faz novo” um presépio que decorou as paredes exteriores da biblioteca. O aproveitamento de diversos materiais e a sua conjugação resultou neste encantador trabalho.

Exposição de ilustrações de Gabriela Sotto Mayor

Temos exposto na biblioteca algumas das ilustrações dos livros Caneta FelizA Casa dos Feitiços, da autoria da ilustradora Gabriela Sotto Mayor. As ilustrações foram concebidas conciliando, em alguns casos, diferentes técnicas. Se quiseres ver como as palavras de um livro se transformam em imagens cheias de significado aparece por cá, lê os livros, vê as ilustrações e acompanha a exposição … vais gostar e surpreender-te.
Podes ainda consultar na biblioteca outros livros ilustrados pela artista e se quiseres saber mais segue o seu blogue - http://ilustrasim.blogspot.com/
Vale a pena!



Exposição das Histórias da República

Está patente na Biblioteca Escolar a exposição de trabalhos gráficos que serviram de base para a construção dos cinco e-books Histórias da República. Nesta coleção são narrados acontecimentos envolvendo personalidades famalicenses que estiveram ligadas à implantação da República Portuguesa, tais como: João Tomás, Bernardino Machado, Sousa Fernandes, Nuno Simões e Narciso Ferreira. O e-book 3 conta com um texto sobre a vida de Sousa Fernandes escrito por alunas da nossa escola. Vem ver e ler sobre esses famalicenses que fizeram história…. Aproveita também e compara os trabalhos expostos com os e-books realizados (procura nesta blogue).




Exposição de trabalhos dos Jardins-de-Infância

Os alunos dos jardins-de-infância do Agrupamento trabalharam imagens previamente escolhidas. As mesmas imagens deram origem a diferentes histórias e as histórias ajudaram na elaboração de diferentes livros e jogos. Durante a Semana Aberta os trabalhos estiveram expostos na nossa biblioteca.




Quadras de Santo António

Alguns alunos participaram no Concurso “Uma quadrazinha para o Santo António” promovido pela Biblioteca Municipal. Surgiram muitas, muitas quadras e aprendemos mais alguma coisa sobre o santo padroeiro de Famalicão depois de termos lido o livro Santo António e os Passarinhos. As Quadras serviram para enfeitar os manjericos que acompanharam o Santo António e a biografia de Fernando Pessoa. Sabias que existem alguns pontos comuns entre os dois?

Exposição "Linha, Ponto e Vírgula












Durante a semana da leitura e a prolongar-se até ao fim do 2º periodo, estará patente na biblioteca escolar a exposição de caricaturas de André Carrilho, intitulada LINHA, PONTO E VÌRGULA, propriedade do Centro de Estudos Camiliano. As caricaturas expostas são, na sua maior parte, de escritores Portugueses. A Biblioteca acompanha esta exposição com alguns livros dos autores para verificarmos se a letra diz com a careta …

Exposição

A exposição que acompanhou o Dia dos Namorados, foi feita com trabalhos realizados por alunos que no passado ano frequentaram o 7º ano, e que estiveram presentes no Concurso “Olhar Helena e Arpad” organizado pela APECV. Os trabalhos apresentados foram elaborados a partir do reaproveitamento de componentes dos computadores velhos na disciplina de Educação Visual.








“Helena Vieira e Arpad são a mais bela história de amor e pintura que conheci”
Mário Cesáryny

Exposição de Auto-retratos

Alguns dos auto-retratos realizados por alunos de 9º ano na disciplina de Educação Visual fora expostos na Biblioteca Escolar D. Maria II. Os trabalhos foram apresentados em diferentes suportes, evidenciando muita criatividade e mostrando um pouco a forma como cada um dos nossos artistas se vê. Uma exposição a não perder!

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
A photo slideshow by Smilebox

Centenário da República

Como não poderia deixar de ser, na biblioteca também assinalámos o Centenário da República procurando mostrar aos mais curiosos como tudo aconteceu. Assim, demos vida a alguns dos livros das nossas estantes abrindo-os, num convite à sua leitura. Além disso fizemos uma pequena exposição de imagens e de documentos da época, de entre os quais destacamos os vários exemplares de um jornal de então, reunidos numa fantástica encadernação, que monopolizou as atenções de todos, permitindo-lhes como que visualizar a sociedade da altura e os seus costumes.



Exposição de relógios

Na semana de 11 a 17 de Maio, ninguém falhou aos seus compromissos, pois todos puderam acertar os ponteiros através dos belos relógios expostos na nossa BE, da autoria de alunos do oitavo ano que, explorando a sua criatividade, deram vida e utilidade aos mais variados materiais usados.

Corações..... corações..... e mais corações!!


No presente mês de Fevereiro deixámos que o Amor voltasse a inundar-nos, comemorando o “Dia dos Namorados” com uma mostra que pretendeu ilustrar a presença desta temática nas diversas Artes (Literatura, Pintura, Música, Cinema,..). Como se impõe, fizemos questão de apelar à criatividade individual dos elementos da comunidade educativa, convidando-os a passarem para o papel o que o “espírito do amor” lhes ditasse e ... descobrimos alguns talentos!

Exposição de auto-retratos

O espaço da Biblioteca Escolar foi embelezado por alguns dos auto-retratos elaborados pelos alunos de 9º ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual. A exposição contou com trabalhos elaborados com diferentes materiais. Os suportes usados vão das telas pintadas a óleo, ás esculturas em arame, passando por projecções multimédia.