Mostrar mensagens com a etiqueta Exposição. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Exposição. Mostrar todas as mensagens

Exposição "Mecanismos e Estruturas – Vê se Aventuras!"

Durante a última semana de maio, estiveram expostos diferentes trabalhos executados por alunos de 6º ano na disciplina de Educação Tecnológica. Os trabalhos exibiram mecanismos elétricos simples construídos a partir de elementos usados no nosso do dia-a-dia.
 
 

Exposição de marcadores

No âmbito do concurso “Marcadores de livros”, proposto pelas bibliotecas do agrupamento D. Maria II e destinado a alunos de 2º e 3º ciclos, está patente uma exposição que reúne os marcadores elaborados pelos alunos da escola sede. Ainda não são conhecidos os vencedores mas a seleção será difícil, uma vez que existem trabalhos muito bonitos….








Exposição "Personagens da BD"

Para acompanhar a feira de banda desenhada, a equipa da biblioteca decidiu fazer uma pequena exposição dos heróis dos livros de banda desenhada existentes na biblioteca.
Das personagens principais que dão vida a alguns destes livros, decidimos selecionar Asterix, Lucky Luke, Mafalda, Tintim, Corto Maltese e Garfield, e dar a conhecer as suas datas de nascimento, os nomes dos seus criadores e algumas das características que os tornaram tão populares.





 

Exposição Entrelinhas

Na biblioteca escolar da EB 2,3 D. Maria II estão expostas algumas das caricaturas que compõem a exposição Entrelinhas, que gentilmente nos foi emprestada pela Casa de Camilo, Museu-Centro de Estudos.
Durante a Semana da Leitura os utilizadores poderão conhecer a forma como António Antunes desenhou Sofia de Mello Andresen, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Agustina Bessa Luís, José Saramago, Miguel Torga, entre outros.
 
 



 
Para acompanhar a exposição foram selecionadas algumas obras dos autores caricaturados que poderão ser consultadas e requisitadas.


Exposição "Elementos Visuais"

Este patente na Biblioteca Escolar uma exposição que reunia alguns trabalhos realizados pelos alunos de 7º ano, na disciplina de Educação Visual. Os trabalhos expostos tiveram como tema a exploração dos elementos da comunicação visual a partir de pinturas de artistas famosos. Foi bastante visível o empenho dos “novos artistas”. Vejam e tirem as vossas conclusões….






 







 

Exposição de autorretratos

Uma vez mais os alunos de 9º ano retrataram-se durante as aulas Educação Visual e o resultado continua a ser digno de uma pequena exposição. A biblioteca escolar cedeu o espaço e o resultado é o que podem ver.
Avisam-se os mais curiosos que ver as obras ao vivo é muito mais interessante….
A exposição, que decorre desde o dia 28 de janeiro, estará patente até ao dia 8 de fevereiro.


Exposição - Religiões Abraâmicas

Esteve patente na biblioteca uma exposição referente ao tema Religiões Abraâmicas. Os professores de Educação Moral Religiosa Católica abordaram o tema com todas as turmas de 7º ano e deram a aula neste espaço tendo como ponto de partida as imagens expostas. A série de quadros remetia-nos para aspectos muito particulares das três principais religiões (Cristianismo, Judaísmo e Islamismo).




 
 
 

Exposição - Metodologia Projetual

Está patente até ao dia 8 de junho uma exposição de trabalhos realizados por alunos de 9º ano na disciplina de educação visual. Nesta exposição o visitante poderá acompanhar a metodologia projetual usada pelos alunos na conceção de equipamentos cuja fonte de inspiração foi a natureza.


Exposição Interrogar | Reinterpretar

Esteve patente na biblioteca uma exposição de trabalhos realizados por alunos dos 8º anos cujo objetivo era a manipulação dos diferentes pigmentos com o propósito de obterem diversas cores que permitissem a reinterpretação de obras de arte de pintores conhecidos. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto “Interrogar a Ciência” e teve como ponto de partida a notícia “Leonardo da Vinci - a polémica em volta do restauro feito pelo Louvre” publicada no jornal “Público” a 9 de janeiro de 2012.




Projeto Viva@Matemática - Exposição Laranja


A “Exposição Laranja” teve como público-alvo os alunos do segundo e terceiro ciclos e decorreu na biblioteca da escola sede entre os dias sete e catorze de maio.
            Nesta exposição, os alunos puderam realizar atividades direcionadas para o desenvolvimento cognitivo e de comunicação (desafios matemáticos, problemas, enigmas…),atividades práticas com manipulação de materiais (tangram, sólidos geométricos, dobragens de papel, puzzles, materiais de desenho geométrico…), e atividades de motivação (jogos didáticos, construção de materiais….).
Os professores de matemática em parceria com o ESEIG, pretenderam com esta exposição provocar nos alunos a persistência no desafio, a procura da melhor estratégia, o desenvolvimento do raciocínio e do cálculo adequado para a solução de cada uma das atividades expostas. Hoje os desafios matemáticos são vividos aqui na escola, amanhã serão os que cada aluno tiver de enfrentar…





Exposição "Das Letras"

Está patente na biblioteca escolar da escola sede a exposição “Das Letras”, do Centro de Estudos Camilianos, até ao dia 23 de março. Esta exposição, conta com algumas caricaturas de escritores, realizadas por Cássio Loredano.
Os dez quadros expostos representam onze escritores com obras literárias infanto-juvenis. Descobre algumas dessas obras na biblioteca.