Durante a última semana de maio, estiveram
expostos diferentes trabalhos executados por alunos de 6º ano na disciplina de
Educação Tecnológica. Os trabalhos exibiram mecanismos elétricos simples construídos
a partir de elementos usados no nosso do dia-a-dia.
Mostrar mensagens com a etiqueta Exposição. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Exposição. Mostrar todas as mensagens
Exposição de marcadores
No âmbito do
concurso “Marcadores de livros”, proposto pelas bibliotecas do agrupamento D.
Maria II e destinado a alunos de 2º e 3º ciclos, está patente uma exposição que
reúne os marcadores elaborados pelos alunos da escola sede. Ainda não são
conhecidos os vencedores mas a seleção será difícil, uma vez que existem
trabalhos muito bonitos….
Exposição "Personagens da BD"
Para acompanhar a feira de banda desenhada, a equipa da
biblioteca decidiu fazer uma pequena exposição dos heróis dos livros de banda
desenhada existentes na biblioteca.
Das personagens principais que dão vida a alguns destes
livros, decidimos selecionar Asterix, Lucky Luke, Mafalda, Tintim, Corto
Maltese e Garfield, e dar a conhecer as suas datas de nascimento, os nomes dos
seus criadores e algumas das características que os tornaram tão populares.
Exposição Entrelinhas
Na biblioteca escolar da EB 2,3 D. Maria II estão
expostas algumas das caricaturas que compõem a exposição Entrelinhas, que gentilmente
nos foi emprestada pela Casa de Camilo, Museu-Centro de Estudos.
Durante a Semana da Leitura os utilizadores poderão
conhecer a forma como António Antunes desenhou Sofia de Mello Andresen, Camilo
Castelo Branco, Eça de Queirós, Agustina Bessa Luís, José Saramago, Miguel
Torga, entre outros.
Para acompanhar a exposição foram selecionadas algumas obras
dos autores caricaturados que poderão ser consultadas e requisitadas.
Exposição "Elementos Visuais"
Este patente na Biblioteca Escolar uma exposição que
reunia alguns trabalhos realizados pelos alunos de 7º ano, na disciplina de
Educação Visual. Os trabalhos expostos tiveram como tema a exploração dos elementos
da comunicação visual a partir de pinturas de artistas famosos. Foi bastante visível
o empenho dos “novos artistas”. Vejam e tirem as vossas conclusões….
Exposição de autorretratos
Uma vez mais
os alunos de 9º ano retrataram-se durante as aulas Educação Visual e o
resultado continua a ser digno de uma pequena exposição. A biblioteca escolar
cedeu o espaço e o resultado é o que podem ver.
Avisam-se os mais curiosos que
ver as obras ao vivo é muito mais interessante….
A exposição,
que decorre desde o dia 28 de janeiro, estará patente até ao dia 8 de
fevereiro.
Exposição - Religiões Abraâmicas
Esteve patente na biblioteca uma exposição referente ao tema Religiões Abraâmicas. Os professores de Educação Moral Religiosa Católica abordaram o tema com todas as turmas de 7º ano e deram a aula neste espaço tendo como ponto de partida as imagens expostas. A série de quadros remetia-nos para aspectos muito particulares das três principais religiões (Cristianismo, Judaísmo e Islamismo).
Exposição - Metodologia Projetual
Está patente até ao dia 8 de junho uma
exposição de trabalhos realizados por alunos de 9º ano na disciplina de
educação visual. Nesta exposição o visitante poderá acompanhar a metodologia
projetual usada pelos alunos na conceção de equipamentos cuja fonte de
inspiração foi a natureza.
Exposição Interrogar | Reinterpretar
Esteve patente na biblioteca uma
exposição de trabalhos realizados por alunos dos 8º anos cujo objetivo era a
manipulação dos diferentes pigmentos com o propósito de obterem diversas cores
que permitissem a reinterpretação de obras de arte de pintores conhecidos. Este
trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto “Interrogar a Ciência” e teve
como ponto de partida a notícia “Leonardo
da Vinci - a polémica em volta
do restauro feito pelo Louvre” publicada no jornal “Público” a 9 de
janeiro de 2012.
Projeto Viva@Matemática - Exposição Laranja
A “Exposição Laranja” teve como
público-alvo os alunos do segundo e terceiro ciclos e decorreu na biblioteca da
escola sede entre os dias sete e catorze de maio.
Nesta exposição, os alunos puderam
realizar atividades direcionadas para o desenvolvimento cognitivo e de
comunicação (desafios matemáticos, problemas, enigmas…),atividades práticas com
manipulação de materiais (tangram, sólidos geométricos, dobragens de papel, puzzles,
materiais de desenho geométrico…), e atividades de motivação (jogos didáticos,
construção de materiais….).
Os professores de matemática em
parceria com o ESEIG, pretenderam com esta exposição provocar nos alunos a
persistência no desafio, a procura da melhor estratégia, o desenvolvimento do
raciocínio e do cálculo adequado para a solução de cada uma das atividades
expostas. Hoje os desafios matemáticos são vividos aqui na escola, amanhã serão
os que cada aluno tiver de enfrentar…
Exposição "Das Letras"
Está patente na biblioteca escolar da escola sede a exposição “Das Letras”, do Centro de Estudos Camilianos, até ao dia 23 de março. Esta exposição, conta com algumas caricaturas de escritores, realizadas por Cássio Loredano.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

