Mostrar mensagens com a etiqueta Encontros com.... Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Encontros com.... Mostrar todas as mensagens

Encontro com o escritor .... Filipe Faria

A Biblioteca Escolar e o PNL iniciaram a Semana da Leitura com o encontro entre o escritor Filipe Faria e alunos de oitavo e de nono ano. Apesar de ser um escritor muito jovem, foi vencedor do Prémio Branquinho da Fonseca (2001), da organização da Fundação Calouste Gulbenkian e do Jornal Expresso, e do Prémio Matilde Rosa Araújo - Revelação na Literatura Infantil e Juvenil (2002).


Filipe Faria começou por nos falar do “nascimento” do seu primeiro livro - A Manopla de Karastha (prémio Branquinho da Fonseca) – o primeiro dos sete volumes das Crónicas de Allaryia,- do seu fascínio pela literatura fantástica e pela Idade Média. Revelou-nos também que a descoberta do livro A Tolkien Bestiary, na biblioteca da sua escola, durante o 8º ano, foi de extrema importância para o tipo de trabalho que hoje desenvolve.

Convidamos-te a ler as obras deste autor para veres como a literatura também pode ser fantástica !!!

Encontro com o Ilustrador Álvaro Pecegueiro

No dia 22 de Fevereiro o ilustrador, Álvaro Pecegueiro, visitou a nossa Biblioteca de Requião.
Depois de uma breve conversa, o ilustrador propôs aos alunos que tentassem reproduzir numa folha de papel aquilo que ele iria fazer, ou seja desenhar algumas personagens e acção do livro “O Anjo do Lago”. As crianças apoiaram-se num jogo de imagens, símbolos e traços, que deram lugar a um código iconográfico. Logicamente sentiram-se acomodadas e copiaram o registo gráfico, mas realmente para alguns, o resultado careceu de valor artístico, para outros mostrou-se como uma revelação.
Embora a cópia não promove nem a habilidade, nem a criatividade, procuramos com esta actividade facilitar as condições e estratégias cognitivas ou estéticas, que estimulam a arte de ilustrar.






Encontro com o escritor João Manuel Ribeiro


No dia 10 de Fevereiro, uma turma de 5º ano e outra de 6º deslocaram-se à Biblioteca Municipal, para se encontrarem com o escritor João Manuel Ribeiro. Este apresentou as suas obras, explicou como surgiram e leu trechos de algumas delas. Entre os livros mais apreciados pelo público destacaram-se obras como Rondel de Rimas para meninos e meninas, (Im)Provérbios e Poemas da Bicharada. Houve espaço para os alunos colocarem questões, algumas delas muito curiosas, e antes do regresso à escola todos os alunos puderam receber um marcador de páginas e/ou um livro adquirido com o autógrafo do escritor.

Queres ouvir excertos da obra (Im)Provérbios?
Procura nas nossas prateleira de livros digitais.



Parlamento Jovem

No passado dia 17, recebemos a visita da Deputada Francisca Almeida, no âmbito do Concurso Parlamento dos Jovens. A sessão esclareceu delegados e subdelegados das turmas, elementos das diversas listas da escola, e ainda outros dos nossos alunos que quiseram tomar conhecimento do modo como se organiza e funciona o Parlamento em Portugal.




Tiago Salgueiro nas EB1/JI do Agrupamento

Nos dias 7, 10 e 13 de Dezembro, o escritor Tiago Salgueiro visitou a maior parte das escolas do 1º ciclo e alguns Jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas D. Maria II. Nesta visita o escritor explicou-nos como cria as suas histórias, apresentou-nos algumas das personagens dos seus livros e ficámos a conhecer, entre outros, o Pipim e o Jupo.
Também ficámos a saber que o nome de Tiago Salgueiro é o pseudónimo usado por José Saraiva enquanto escritor, usando o seu nome próprio, José Saraiva, como ilustrador de livros. Ainda sobre esta matéria, o ilustrador ensinou alguns dos truques usados na ilustração dos seus livros.
E porque ler é divertido, ainda foram lidas pelo nosso público algumas anedotas “ilustradas” que fizeram rir as plateias.

 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No passado dia três, assinalou-se, na Biblioteca, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, numa iniciativa promovida pela equipa de Educação Especial do nosso Agrupamento. Foi extraordinária a coragem de um dos convidados presentes, que, num testemunho emocionante, se referiu ao acidente de que foi vítima e as consequentes dificuldades que esse episódio lhe trouxe, conseguindo alertar os presentes para o facto de que “isto não é algo que só acontece aos outros”, ao mesmo tempo que os fez reflectir sobre a importância de colaborarmos de modo a minimizarmos as dificuldades das pessoas com deficiência. Neste mesmo sentido, a presença do Paulo Alexandre, um aluno nosso com Necessidades Educativas Especiais, foi um alerta para a urgente necessidade de se proceder ao melhoramento das condições de mobilidade na escola.






Gostaríamos de deixar aqui um apelo: todos podemos contribuir para ajudar a melhorar o dia-a-dia dos cidadãos portadores de deficiência. Contamos contigo!


Encontro na Biblioteca Municipal com ..... Pedro Seromenho.

No dia 20 de Abril, alunos de oitavo ano deslocaram-se à Biblioteca Municipal para conhecer melhor o escritor Pedro Seromenho e sua obra. Foi feita a apresentação do livro "900 - História de um Rei" e deliciámo-nos com algumas ilustrações, também elas do autor.
Pedro Seromenho brindou-nos também com um bonito desenho que foi ganhando forma à medida que percorríamos a nossa criatividade.