No Dia do livro e dos direitos de
autor estiveram na biblioteca da escola sede os autores, Leonel Vieira e
Alexandre Reis para apresentarem a sua mais recente obra - “Quando as estrelas se transformam em
números”. O encontro com os autores foi dirigido a todos os alunos de 5º ano.
Mostrar mensagens com a etiqueta Encontros com.... Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Encontros com.... Mostrar todas as mensagens
Encontro com o autor Leonel Vieira e o ilustrador Alexandre Reis
Encontro com o autor ... Hugo Teixeira
No dia 9 deste mês, os alunos das turmas 6ºB, 6ºC, 7ºA,
7ºC e 7º D tiveram o prazer de conhecer o autor de Banda Desenhada Hugo
Teixeira. O autor divulgou a sua mais recente publicação “Mahou – na Origem da
Magia” e, a partir dela, explicou o processo de elaboração de uma banda
desenhada. Começou por nos falar da importância do argumento e como dele surgem
os primeiros esboços, mostrou-nos algumas das suas pranchetas e como elas
ganharam cor e textura. Partilhou, ainda, connosco algumas das ferramentas e
recursos usados nas BD que ilustrou, deixando-nos surpreendidos.
Ficámos a saber, também, que dentro de pouco tempo será lançado o segundo “Mahou”.
Hugo Teixeira tem um blogue que permitirá, aos
interessados, acompanhar o seu trabalho (clicar aqui). Para saber um
pouco mais, adicionamos também a sua biobibliografia, de autoria de Geraldes
Lino, disponível no blogue Divulgando Banda Desenhada.
Encontro com ... Margarida Fonseca Santos
Nos dias 29,
30 e 31 de janeiro, como vem sendo habitual nos últimos anos, o nosso
Agrupamento levou a cabo a actividade Encontro com o escritor, que, desta vez,
trouxe até nós Margarida Fonseca Santos, cujas obras têm obtido grande
aceitação junto dos nossos alunos.
Após ter
visitado algumas escolas de 1º ciclo, nomeadamente as de Gavião, Carvalho,
Mões, Requião, V. S. Marinho, Cruz, Louro, Mouquim e Lemenhe, a escritora
esteve também na BE da escola sede do Agrupamento. Deixando perceber a sua
facilidade em comunicar, a escritora captou a atenção dos ouvintes, desde os
mais miúdos aos mais graúdos, propondo-lhes alguns desafios, falando-lhes da
sua relação com a escrita e da forma como se veio a envolver profissionalmente
com esta.
Gostaríamos
de deixar uma palavra de agradecimento a Margarida Fonseca Santos por nos ter
permitido conhecê-la pessoalmente, de uma forma tão agradável, e esperamos que
ela tenha apreciado o modo como a recebemos na nossa “segunda casa” e que tenha
cativado futuros escritores.
Fazemos
questão de deixar algumas sugestões que nos permitirão acompanhar o trabalho da
escritora:
Encontro com o deputado Dr. Paulo Jorge Oliveira
No
passado dia 21 do corrente mês, a escola sede do nosso agrupamento ofereceu aos
seus Delegados/Subdelegados e aos da escola EBI de Arnoso, a oportunidade de
participarem no Parlamento Jovem, que
contou com a presença do deputado famalicense Dr. Paulo Jorge Oliveira.
Tratou-se de uma sessão onde se abordaram temas como a organização e o
funcionamento do Parlamento, bem como a emigração e a crise que afetam o nosso
país, temáticas que mereceram grande interesse por parte dos alunos. Com
efeito, quando, na parte final deste encontro, houve lugar à sua participação,
estes colocaram imensas questões, revelando, assim, a sua preocupação em
relação ao próprio futuro. Esperemos que os participantes tenham ficado com uma
pequena “sementinha” que venha a germinar futuramente, fomentando o seu
envolvimento no sentido de contribuírem para que tal futuro venha a ser risonho.
Mês das Bibliotecas Escolares
As
bibliotecas escolares D. Maria II e Arnoso decidiram comemorar o dia das
Bibliotecas Escolares juntas. Durante um período do dia 22, as duas bibliotecas
mantiveram-se ligadas por Skype permitindo aos utilizadores conhecerem ambas as
bibliotecas. Houve lugar para leitura, diálogos, música e poesia. Alguns
utilizadores aproveitaram ainda para matar saudades dos momentos em que
partilharam a mesma escola. Agradecemos a todos os que participaram nesta
iniciativa, especialmente ao professor Celestino Ferreira, aos alunos do 7º E e
à nossa colaboradora Joana Barros do 9ºB.
Dia Mundial do Animal
Como forma de
comemorar o Dia Mundial dos Animais o grupo de Ciências dinamizou a conferência
“Como proteger e cuidar dos Animais”. Todos os alunos de 5º ano deslocaram-se à
biblioteca para ouvir falar a Dra. Patrícia sobre os animais que diariamente
são abandonados, quais os cuidados que devemos ter com esses nossos amigos,
como devemos fazer para adotar um animal ou como podemos ajudar os animais em
situações de risco.
O Pulguinhas
e o Bones também estiveram presentes, ouviram tudo à sua maneira e sentiram o
carinho de quem lhes quer bem.
Como poderás
saber notícias destes novos amigos?
Segue de
perto as pegada em Animais de Barcelos.
Encontro com o escritor Pedro Leitão
O autor e ilustrador Pedro Leitão
esteve em todas as escolas de 1º ciclo e na maior parte dos jardins do
Agrupamento. A visita do autor decorreu nos dias 2, 3 e 4 de Maio. Tivemos contacto
com as aventuras de Zé Leitão, Maria Cavalinho e Filipe Cavalinho Leitão a
partir dos livros “A Praia da Rocha Amarela” e “ O Super Leitão Cor de Laranja”,
dois dos cinco livros que compõem a coleção. Os livros, em banda desenhada, contam
as aventuras de uma família muito especial. No encontro com o autor, ficámos a
saber que para além de gostar muito de banda desenhada, aprecia fazer surf, faz
teatro e tem uma Bedeteca com imensos livros.
Encontro com a escritora Renata Falcão
A jovem escritora Renata Falcão, esteve hoje, dia 14 de março, na nossa biblioteca. Esperavam-na todos os alunos de 9º ano. Renata Falcão é estudante e publicou o seu primeiro livro, “Bianca”, em 2011. Um pequeno filme sobre dança deu o mote para iniciar o encontro com a escritora e a sua obra. Entre muitas outras coisas, ficámos a saber como ela se relacionava com a leitura quando mais jovem, quando e como decidiu escrever e de que fala este livro. Os alunos ficaram curiosos.
Renata está a escrever um novo romance que esperamos ler muito em breve.
Encontro com o escritor João Pedro Mésseder
O escritor João Pedro Mésseder, deslocou-se à nossa escola, para um encontro com alguns alunos dos quinto, sexto e sétimos anos. João pedro Mésserder falou sobre o que acredita ser importante enquanto escritor e da importância da palavra na produção dos seus textos.
As duas sessões foram preenchidas com leituras de algumas das suas poesias realizadas pelos alunos, com respostas a algumas perguntas colocadas pelos leitores e no fim de cada sessão, João Pedro Mésseder, presenteou os participantes com a leitura de dois contos do livro “Contos e Lendas de Portugal e do Mundo”, do qual é co-autor com Isabel Ramalhete.
Apresentação do livro "Outro ponto de vista"
A 23 de fevereiro, na biblioteca da escola sede, foi apresentado o livro “Outro ponto de vista”, do cronista social e politico Acácio de Brito. Estiveram presentes representantes da comunidade escolar, do poder político local, da cultura, da educação e instituições recreativas, culturais e empresariais.
A obra foi apresentada e o autor expôs os seus pontos de vista e despertou a vontade de provocar e intervir civicamente.
O ponto de encontro com Daniela Fonseca é... na BE!
A designer Daniela Fonseca, antiga aluna da EB 2,3 D. Maria II, esteve na biblioteca escolar, numa atividade do grupo de Educação Visual, para informar os alunos de 9º ano sobre o que se espera de um designer gráfico. Falou-nos das diversas áreas de intervenção de um designer e da metodologia usada nos projetos por eles desenvolvidos. O encontro revelou-se bastante proveitoso para os alunos que neste momento estão a trabalhar na criação de ícones para as diferentes áreas temáticas do fundo documental da biblioteca. Obrigada Daniela!
O Ponto de encontro com o Deputado Jorge Paulo Oliveira é … na BE!
No passado dia 23 de janeiro, a escola recebeu, no âmbito do concurso “Parlamento dos Jovens”, o senhor Deputado da Assembleia da República Jorge Paulo Oliveira.
A assistência, constituída sobretudo pelos elementos da Assembleia de Delegados e pelos das listas concorrentes, pôde colocar variadas questões e ficar a saber um pouco mais sobre a atividade parlamentar.
Foi um momento muito enriquecedor e também de ajuda na formação de jovens cidadãos cada vez mais interventivos e responsáveis.
Encontro com a escritora.... Maria João Lopo de Carvalho
Uma turma de 7º ano e alguns alunos de 5º deslocaram-se à Biblioteca Municipal para se encontrarem com a escritora Maria João Lopo de Carvalho. A escritora expôs alguns dos seus livros, dando ênfase à coleção dos 7 irmãos, da qual é coautora com Margarida Fonseca Santos. Encontrou no público a Maria, o Miguel, a Mónica, a Mariana e o Manuel, desvendando alguns dos seus segredos….. deixando-nos ficar muito curiosos. A Margarida e a Madalena, talvez por ainda serem pequenas, não as encontrámos por lá, mas esperamos estar com elas num destes dias.
Lançamento do livro "Uma questão de azul-escuro" de Margarida Fonseca Santos
No passado dia 4 de Novembro, tivemos na sede do Agrupamento, a escritora Margarida Fonseca Santos, que para além de nos brindar com a sua simpática e encantadora presença, lançou o seu último livro “Uma questão de azul-escuro”, da Gailivro. Este momento contou com a presença de alunos dos vários níveis de ensino, Encarregados de Educação, professores do Agrupamento, representante da Biblioteca Municipal e alguns professores bibliotecários do concelho.
Um grupo de alunos colaboradores da Biblioteca Escolar deu início ao evento com uma pequena representação, e a autora falou de como começou a escrever os seus livros e o que a levou a desenvolver este último. Seguiram-se as respostas às perguntas curiosas de miúdos e graúdos, desenrolaram-se novas histórias contadas pela autora (que todos esperam ver publicadas) e passou-se à habitual e interessante sessão de autógrafos.
Este livro, dirigido ao público mais jovem, fala-nos do bullying, dos medos com que devemos aprender a lidar e atitudes a ter para evitar determinado tipo de situações.
Quer saber a opinião da autora sobre o encontro?
Lançamento do livro "Uma questão de azul-escuro"
No próximo dia 4, pelas 18:00, decorrerá na EB 2,3 D. Maria II, o lançamento do último livro da escritora Margarida Fonseca Santos: Uma questão de Azul-escuro.
Sinopse
Luís insiste em não tirar o fato de treino, que se adequaria aos dias de inverno que já foram embora. A professora, ao chamá-lo de parte para o ajudar a despir a camisola, descobre um mundo de sofrimento tapado pelas mangas e calças compridas - um sofrimento azul-escuro, feito de nódoas negras, uma paralisia assustada e muitos segredos.
Aprender a lidar com a violência e conhecer as ajudas possíveis será o próximo passo. E este será dado por toda a turma.
Procura mais informações sobre a autora em:
Subscrever:
Mensagens (Atom)



