Encontro com a escritora Renata Falcão

A jovem escritora Renata Falcão, esteve hoje, dia 14 de março, na nossa biblioteca. Esperavam-na todos os alunos de 9º ano. Renata Falcão é estudante e publicou o seu primeiro livro, “Bianca”, em 2011. Um pequeno filme sobre dança deu o mote para iniciar o encontro com a escritora e a sua obra. Entre muitas outras coisas, ficámos a saber como ela se relacionava com a leitura quando mais jovem, quando e como decidiu escrever e de que fala este livro. Os alunos ficaram curiosos.
Renata está a escrever um novo romance que esperamos ler muito em breve.


Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 2º e 3º ciclos

Este concurso, decorreu durante todo o dia de 13 de março e contou com a participação de setenta alunos de 2º e 3º ciclos. Leram-se poemas de autores de expressão Portuguesa dos mais variados temas e a seleção dos melhores foi tão difícil, que o júri teve que enveredar pela atribuição de menções honrosas.
Parabéns a todos os concorrentes!


Alunos do 2º ciclo









Alunos de 3º ciclo





Vencedores



5º Ano
1º Lugar:
Bárbara Freitas (5ºD)
Menção honrosa:
Daniela Faria (5ºD)
6º Ano
1º Lugar (Ex quo)
Rui Miguel Faria (6ºB)
Mafalda Bianchi (6ºB)
Menção Honrosa:
João Martin Juncal (6ºD)
André Gomes (6ºE)
7º Ano
1º Lugar:
José Eduardo Azevedo (7ºD)
Menção honrosa:
Margarida Silva (7ºD)
8º Ano
1º Lugar:
Joana Barros (8ºB)
Menção honrosa:
Laura Lima (8ºB)

Juliana Pereira (8ºA)
9ºano
Menção honrosa:
Ana Filipa Silva (9ºD)
Nicole (9ºA), Nuno (9ºA), e Carol (7ºC)



No fim do dia e para fechar com chave de ouro, o professor António Sousa surpreendeu-nos com a declamação de dois poemas da sua autoria. – Obrigada!





Encontro com o escritor João Pedro Mésseder

O escritor João Pedro Mésseder, deslocou-se à nossa escola, para um encontro com alguns alunos dos quinto, sexto e sétimos anos. João pedro Mésserder falou sobre o que acredita ser importante enquanto escritor e da importância da palavra na produção dos seus textos.
As duas sessões foram preenchidas com leituras de algumas das suas poesias realizadas pelos alunos, com respostas a algumas perguntas colocadas pelos leitores e no fim de cada sessão, João Pedro Mésseder, presenteou os participantes com a leitura de dois contos do livro “Contos e Lendas de Portugal e do Mundo”, do qual é co-autor com Isabel Ramalhete.




Contar com a BE ... no JI de Gavião

O Jardim de Infância de Gavião foi visitado por dois alunos colaboradores da Biblioteca para lerem o livro “A que sabe a Lua?”. As Crianças aguardavam ansiosamente a nossa chegada. Depois abriu-se o livro e leu-se a história na tentativa de procurarmos descobrir qual o sabor daquele pedacinho de lua…. Hummm!!! Soube bem!!! Soube a momentos ternos e de partilha.




Escritora Cidália Fernandes presente na EB1/JI de Requião durante a Semana da Leitura



Leituras na aula e Famalicão a Ler

Como já vem sendo prática, a equipa do PNL e da BE disponibilizaram, durante toda a semana, uma seleção de livros e de textos para que os professores e alunos pudessem partilhar, em contexto de sala de aula, momentos de leitura ao longo da Semana da Leitura.
Esta iniciativa foi enriquecida, no dia 8 de março, com o desenvolvimento da atividade Famalicão a Ler, onde foram acrescentados aos recursos disponibilizados durante a semana, revistas e textos em suporte digital (alojados no blogue) de modo a promover a leitura no período compreendido entre as 10h15m e as 10h30m. Esta atividade foi desenvolvida em todo o concelho pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares/SABE.




Era uma vez...

No âmbito das atividades integradas na Semana da Leitura, os alunos dos Jardins de Infância de Brufe e de Mouquim estiveram na Biblioteca Escolar D. Maria II a 9 de março, para participarem na atividade “Era uma vez…”. As crianças do JI de Brufe, contaram a história O ET quer fazer xi-xi”, da sua autoria, às crianças de Mouquim. Por sua vez, as crianças deste jardim, contaram a história “ As amigas divertidas”.
Estes livros estão integrados na atividade “Histórias partilhadas” desenvolvida nos Jardins de Infância do Agrupamento.





Já com o tempo a chegar ao fim, ainda foram remexidos alguns livros existentes nas prateleiras. Alguns deles à espera das mãos de meninos que os querem bem e que conhecem irmãos gémeos a viverem nas suas minibibliotecas. Foi gratificante.

Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 1º ciclo


Realizou-se no passado dia 7 de março, o “Concurso do Melhor Leitor de Poesia” destinado aos alunos do 1º ciclo do agrupamento. Estiveram presentes dois representantes de cada escola, para concorrerem nas categorias de "Letra pequena" (1º/2º anos) e "Letra grande" (3º/4º anos). O concurso decorreu na biblioteca da escola sede na presença de um público muito interessado, entre os quais se encontravam alguns pais. Os pequenos leitores brilharam como “gente grande” e a tarefa mais difícil, foi mesmo encontrar os melhores leitores de poesia.




Vencedores
Duarte Fernandes Queiroz (2º ano de Armental)
Margarida Ribeiro Silva (4º ano de Requião)

Exposição "Das Letras"

Está patente na biblioteca escolar da escola sede a exposição “Das Letras”, do Centro de Estudos Camilianos, até ao dia 23 de março. Esta exposição, conta com algumas caricaturas de escritores, realizadas por Cássio Loredano.
Os dez quadros expostos representam onze escritores com obras literárias infanto-juvenis. Descobre algumas dessas obras na biblioteca.



Sentir e dizer o amor ao longo dos tempos

Pela segunda vez, foi desenvolvida a atividade “Sentir e dizer o amor ao longo dos tempos” com um grupo de alunos proveniente, maioritariamente, do 9º ano. Cantou-se e declamou-se poesia de autores Portugueses, desde D. Dinis até João Negreiros, passando por Luís de Camões, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Carlos Paião, entre outos. Os poemas foram acompanhados por imagens de pinturas referentes a cada época e pelos autorretratos realizados pelos alunos do 9º ano.