Leitura sem fronteiras

Os alunos do 5º A ouviram uma história tradicional da floresta amazónica contada pela Nádia Lima, O Monstro Assobiador, que favoreceu a abordagem dos problemas que algumas tribos dessa região enfrentam nos dias de hoje. Falou-se de alguns costumes brasileiros, bebeu-se guaraná e provou-se coco.
 


Os alunos do 6ºB por sua vez, ouviram com atenção o Andriy e o Cristopher lerem o conto russo O peixinho dourado, e um livro sobre a vida de Mozart. As leituras foram acompanhadas por um chocolate quente e alguns objectos característicos da Áustria e da Ucrânia.



A colaboradora da biblioteca, Meryam, participou mais uma vez nesta actividade com mais uma história das mil e uma noites. Ali-babá e os quarenta ladrões foi a história seleccionada para os alunos do 8ºA ouvirem e também um pretexto para saborear um chá de menta.


Na semana da leitura de 21 a 25 de Março os Jardins de Infância do Agrupamento desenvolveram várias actividades como forma de promover o gosto pelo livro e, despertar a curiosidade pelo mundo encantador da palavra e da magia.


                   

                                                 
No momento de partilhar a leitura, alunos de 1º ciclo visitaram Jardins-de-infância e vice-versa e mesmo quem ainda não conhece todas as letras leu, substituindo os pictogramas e as ilustrações por palavras.

Palestra "Da Nascente até à Foz

Para comemorar o Dia Mundial da Água e alertar os alunos para necessidade do uso sustentável desta, realizaram-se no dia 23 de Março várias sessões dinamizadas pelo grupo de Ciências da Natureza/ Naturais.
Estas sessões tiveram como oradora a Engenheira Lia Cardoso do CEAB e como tema “Da nascente até à Foz”.



Exposição "Linha, Ponto e Vírgula












Durante a semana da leitura e a prolongar-se até ao fim do 2º periodo, estará patente na biblioteca escolar a exposição de caricaturas de André Carrilho, intitulada LINHA, PONTO E VÌRGULA, propriedade do Centro de Estudos Camiliano. As caricaturas expostas são, na sua maior parte, de escritores Portugueses. A Biblioteca acompanha esta exposição com alguns livros dos autores para verificarmos se a letra diz com a careta …

Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 1º ciclo

No dia 25 de Março teve lugar o concurso “O Melhor Leitor de Poesia” do 1º ciclo, dividido em duas categorias: Letra Pequena, para os 1º e 2º anos, e Letra Grande, para os 3º e 4º anos. Cada escola apresentou um concorrente para cada uma das referidas categorias.



Os vencedores foram:

 

Beatriz Faria da Silva – 2º ano;

Mariana Borges Machado Carvalho - 2º ano;

Bruna Monteiro Matos – 3º ano.


 

Concurso "O Melhor Leitor de Poesia" - 2º e 3º ciclos

O concurso “O Melhor Leitor de Poesia” destinado aos 2º e 3º ciclos decorreu no dia 23 de Março. Foram muitos e bons aqueles que quiseram mostrar os seus dotes, pelo que o Júri teve muita dificuldade em atribuir os primeiros lugares. Os eleitos foram:

Mafalda Bianchi Pimentel de Melo – 5º ano, turma B
José Eduardo Azevedo – 6º ano, turma D
Laura Lima – 7º ano, turma B
Meryem Carneiro Costa – 8º ano, turma A
Telmo Araújo – 9º ano, turma A






































A semana da leitura 2011 esteve em destaque
no site do PNL - aqui

Era uma vez......


Os alunos dos Jardins-de-infância de Mouquim e de Brufe deslocaram-se à Biblioteca Escolar para ouvirem e contarem histórias. Quem disse que a Semana da Leitura é só para quem conhece as letras? Ouvimos a lengalenga A Velha e a Bicharada, contada pelas crianças de Mouquim e ouvimos a história da Carochinha, de Luísa Ducla Soares. Por sua vez, captando a atenção da plateia, o Francisco contou a história do Dragão na Banheira e o par Tatiana e Rita contaram-nos Não Faz Mal Ser Diferente. Foi uma manhã em cheio !!!